Ir para o conteúdo
Inclusão social e digital

Curitiba está entre as Melhores Cidades do Brasil de 2025, segundo ranking da Austin Rating

Curitiba conquista o segundo lugar Curitiba conquista o segundo lugar no ranking das melhores cidades para se viver, reafirmando qualidade de vida, inovação e cuidado com as pessoas. Curitiba, 29/11/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Curitiba acaba de ser escolhida a segunda melhor cidade brasileira, de acordo com o ranking As Melhores Cidades do Brasil da agência de classificação de riscos Austin Rating, divulgado pela revista Veja Negócios nesta sexta-feira, dia 28 de novembro. 

A capital paranaense ficou atrás apenas de Vitória (ES) na classificação geral é seguida pelos seguintes municípios, pela ordem de pontuação: indaiatuba (SP), São Paulo (SP), Barueri (SP), Maringá (PR), São José dos Pinhais (PR), Jundiaí (SP), Santana de Parnaiba (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

O ranking As Melhores Cidades do Brasil avaliou os 5.570 municípios brasileiros por meio do Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), fruto da análise de 253 indicadores distribuídos em quatro pilares: Fiscal, Econômico, Social e Digital.

O prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do reconhecimento nacional. 

“Essa é mais uma prova que estamos no caminho certo, trabalhando para termos uma Curitiba cada vez melhor para todos que vivem aqui. Ser apontada como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver é motivo de orgulho para todos nós e uma motivação para seguirmos em busca do primeiro lugar”, disse o prefeito.

Gestão eficiente

Na avaliação dos responsáveis pelo estudo, as cidades que se destacaram foram aquelas que conseguiram transformar gestão fiscal eficiente em dinamismo econômico e, por consequência, em inclusão social — um ciclo virtuoso que começa nas contas públicas e termina na qualidade de vida de quem mora ali.

O bom resultado da capital paranaense no ranking é fruto de um trabalho multisetorial cujo objetivo final é a melhoria da qualidade de vida da população. Foi assim que Curitiba se firmou como referência planejamento urbano, transporte coletivo, investimento em universalização digital dos serviços públicos e ações para combate às mudanças climáticas e segurança alimentar.

Melhor qualidade de vida

Este ano, Curitiba se destacou positivamente em vários rankings. Entre eles está o estudo do Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025), divulgado em maio, que apontou a cidade como a capital com a melhor qualidade de vida no Brasil.

No relatório, que avalia a qualidade de vida de todas as 5.570 cidades brasileiras, Curitiba ficou em primeiro lugar entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

Também em maio deste ano, levantamento divulgado Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontou Curitiba como capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento, além de líder em emprego e renda entre as capitais brasileiras.