Ir para o conteúdo
Internacional

Curitiba e Gold Coast estreitam relações com foco em intercâmbio educacional

Comitiva australiana conheceu iniciativas de Curitiba e discutiu possibilidades de cooperação entre estudantes, professores, universidades e setores ligados ao turismo e à inovação

O prefeito Eduardo Pimentel recebeu a comitiva de Gold Coast, na Austrália, para discutir intercâmbio educacional e possibilidades de cooperação entre as cidades. Curitiba, 02/09/2026. Foto: Hully Paiva/SECOM

A educação foi o principal tema da reunião entre Curitiba e Gold Coast, na Austrália, realizada nesta quarta-feira (2/9), no gabinete do prefeito Eduardo Pimentel. Recebida pelo prefeito, a comitiva da Experience Gold Coast, cidade reconhecida internacionalmente pelas praias e pela forte presença de estudantes estrangeiros, discutiu possibilidades de intercâmbio e cooperação, com destaque para a aproximação da educação entre as das duas cidades. Turismo, empreendedorismo e desenvolvimento econômico também foras discutidos.

Ao apresentar os avanços de Curitiba na área educacional, Eduardo Pimentel destacou o primeiro lugar conquistado pela rede municipal de ensino no Ideb entre as capitais brasileiras. A cidade avançou da quarta para a primeira posição no indicador.

O prefeito também apontou o ensino de inglês oferecido aos alunos da rede municipal como uma oportunidade para ampliar as conexões internacionais. Para ele, a experiência de intercâmbio pode começar pela aproximação entre profissionais da educação, considerando a faixa etária dos estudantes da rede.

“Eu fiz intercâmbio quando era estudante e sei a importância dessa experiência. Como os programas tradicionais de intercâmbio estudantil são voltados principalmente a adolescentes, temos muito interesse em promover um intercâmbio entre os professores da nossa rede. Esta é uma ótima oportunidade para compartilharmos nossas experiências”, afirmou.

Educação como estratégia de desenvolvimento

A experiência de Gold Coast apresentada durante a reunião mostrou que, para a cidade australiana, educação e turismo fazem parte de uma mesma estratégia de desenvolvimento. A Experience Gold Coast foi criada em 2023 a partir da integração de cinco entidades que atuavam em diferentes áreas, reunindo em uma única organização iniciativas de turismo, grandes eventos, educação internacional, artes e cultura.

O diretor executivo de Educação da Experience Gold Coast, Matt Boyd, destacou a força da cidade na educação internacional, anualmente a cidade recebe o equivalente a 1bi e 700 milhões de reais, com a permanência dos estudantes internacionais. A Griffith University ocupa o primeiro lugar da Austrália em sustentabilidade e ficou em segundo lugar no mundo. Atualmente a cidade recebe cerca de 6 mil estudantes brasileiros.

Boyd explicou ainda que a cidade oferece aos estudantes internacionais a possibilidade de trabalhar durante a permanência no país e destacou a estrutura de Gold Coast nos setores de hospitalidade e turismo. Em sua primeira visita a Curitiba, ele também parabenizou a cidade pela beleza e desempenho alcançado na educação.

Turismo e empreendedorismo

O turismo foi outro destaque da conversa. O presidente do Curitiba Turismo (Ctur), Rodrigo Swinka, destacou os resultados positivos obtidos pela cidade.

Entre os principais atrativos, Eduardo Pimentel ressaltou a programação de Natal. Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba será a única cidade brasileira a receber o espetáculo Disney Celebra, uma das atrações da programação natalina.

“Temos eventos durante o ano todo, mas o Natal é a nossa principal atração. Pelo segundo ano consecutivo vamos receber o espetáculo da Disney Celebra, sendo a única cidade brasileira a receber essa apresentação”, afirmou.

Swinka explicou ainda que a maior parte dos turistas estrangeiros que visitam Curitiba durante o Natal são da América Latina. A estratégia do município é ampliar a presença em outros mercados internacionais, especialmente na Europa, aproveitando a conexão aérea direta entre Curitiba e Lisboa, em Portugal.

Presenças

Também participaram da reunião Cherie Huang, gerente de Parcerias e Comércio da Experience Gold Coast; Sérgio Bento, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação; Francielly Gnoatto, tradutora brasileira que acompanha o grupo; Tatiana Neves, superintendente do Ctur; e Rodolpho Zannin Feijó e Tisa Kastrup, da Assessoria de Relações Internacionais.