Curitiba conquistou o principal prêmio do Band Cidades Excelentes 2025, a categoria Capital – IGMA Geral da etapa nacional. A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila e tem como objetivo incentivar a melhoria da gestão pública municipal.
O prêmio foi recebido na noite dessa segunda-feira (15/2), em uma cerimônia em Brasília (DF), pelo vice-prefeito Paulo Martins, com a presença de representantes de municípios de todas as regiões. Na ocasião, Martins destacou a relevância de reconhecer as prefeituras pelo seu trabalho.
“Em nome do prefeito Eduardo Pimentel, eu agradeço. É muito bom estar aqui com vocês. Os prefeitos precisam ter o reconhecimento público porque é quem está na ponta, na linha de frente. Quando há reconhecimento, isso cria referência”, afirmou o vice-prefeito.
Curitiba, que também venceu a categoria em 2023, se tornou bicampeã. O prêmio Band Cidades chegou em sua 5° edição em 2025.
Ano de reconhecimentos
A premiação se soma a outros reconhecimentos recebidos pela capital paranaense em 2025, em diversas áreas, desde a transparência na administração municipal, de dinamismo econômico e, principalmente, de qualidade de vida oferecida aos cidadãos.
”Ver Curitiba no topo do pódio nos traz muita alegria e satisfação, mas também responsabilidades. Prêmios são importantes, mas o que realmente importa é saber que estamos no caminho certo. Nosso foco para 2026 continua o mesmo: trabalhar muito para que a vida de cada família curitibana seja melhor a cada dia”, declarou o prefeito Eduardo Pimentel.
Entre os destaques deste ano, Curitiba foi reconhecida como capital com a melhor qualidade de vida no Brasil, segundo o estudo Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025); recebeu o Selo Ouro de excelência do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP); e também internacionalmente, como pelo Gimi Awards, da Global Innovation Management Institute, em que conquistou o primeiro lugar na categoria Entidade Governamental Mais Inovadora, com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Avaliação
A avaliação do Band Cidades Excelentes é feita com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma de inteligência artificial que reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares de avaliação.
São utilizados conceitos de big data e reunidas as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.
A capital paranaense superou as outras duas finalistas, Vitória (ES) e São Paulo (SP). A gestão municipal se destacou nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, com a nota 87,29; Educação, 83,66; Infraestrutura e Mobilidade Urbana, 86,44; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, 80,35.
Etapa estadual
Só concorrem na etapa nacional as cidades premiadas em seu estado. Na edição 2025 no Paraná, Curitiba venceu as outras cidades com mais de 100 mil habitantes nas categorias Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e Educação.