Curitiba participa nesta semana da Smart Life Week, em Seul, na Coreia do Sul. A capital paranaense foi convidada a ter um estande no evento e também a integrar o painel das vencedoras do prêmio de cidades inteligentes, por conta do reconhecimento conquistado no ano passado.
Em 2024, Curitiba recebeu a prata na categoria Cidade Centrada nas Pessoas (Human-CentriCity), com o case Curitiba Cidade Inteligente e Sustentável. Por esse motivo, neste ano a cidade participa como destaque, já que não concorre ao prêmio, mas é reconhecida entre as vencedoras anteriores. Nesta edição, o Rio de Janeiro foi a cidade brasileira premiada, conquistando o bronze como Tech Inova City.
A Smart Life Week começou na terça-feira (30/9) e vai até esta quinta (2/10). Promovido pelo Governo Metropolitano de Seul, o evento tem como tema “IA para Inclusão”, trazendo a visão de futuro para a inovação por meio de tecnologias inteligentes. A programação conta com conferências sobre cidades inteligentes, inteligência artificial e a cerimônia do Prêmio Cidade Inteligente de Seul.
No encontro, o diretor técnico da Agência Curitiba, Paulo Krauss, apresentou o projeto Curitiba Smart: Cidade Sustentável, que promove inclusão social, crescimento econômico e preservação ambiental. O Vale do Pinhão foi destaque por impulsionar a inovação e reduzir emissões de carbono, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o plano climático municipal.
O prefeito em exercício, Paulo Martins, ressaltou a importância de levar a experiência curitibana ao cenário internacional.
“Curitiba tem mostrado que é possível unir tecnologia, inovação e inclusão social em um mesmo caminho. Estar em Seul significa compartilhar soluções que já impactam positivamente a vida das pessoas na nossa cidade e que podem inspirar outras ao redor do mundo”, destacou.
A edição deste ano do Smart Life Week reúne mais de 200 cidades e instituições, além de cerca de 300 empresas. O evento conecta pessoas, tecnologias e cidades em busca de cooperação global para um futuro sustentável.
“A comunidade do Smart Life Week destacou o forte conceito de sustentabilidade social e ambiental nos projetos de Curitiba. Isso demonstra que a cidade segue consolidando sua referência mundial como cidade inteligente”, afirmou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dario Paixão.
Treinamento
Ainda como parte da premiação, Curitiba teve direito a duas vagas no Programa de Treinamento de Cidade Inteligente do Seul Smart City Prize. Nicolas Torres e Marcello Santos, da Agência Curitiba, participaram do treinamento na Coreia. Todas as despesas de viagem foram pagas pela organização do evento.