A conclusão de mais uma etapa da obra de requalificação da Rua Major Heitor Guimarães permitiu a liberação, na noite da última sexta-feira (18/9), do cruzamento com a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no Campina do Siqueira. As equipes concluíram a nova pavimentação e a implantação da sinalização horizontal no local.
A retomada do tráfego elimina um dos pontos de bloqueio da obra em um importante eixo de ligação entre a BR-277, bairros da região Oeste e áreas mais próximas do Centro. Com a liberação do cruzamento, as equipes concentram os trabalhos em outros trechos da Major Heitor Guimarães, que recebem nova pavimentação.
Novo Bloqueio
A partir desta segunda-feira (21/9), haverá bloqueio no cruzamento com a Alameda Júlia da Costa. O acesso à Rua Hugo Kinzelmann será mantido, a opção para os motoristas será utilizar a Alameda Princesa Isabel.
Na última semana, também foi liberado o trecho da Major Heitor Guimarães entre as ruas Ângela Ganz e Mário Tourinho, com a retomada da circulação de veículos nas faixas concluídas. Também foram implantados novos bloqueios em duas faixas da esquerda, ao longo de 450 metros, entre as ruas Princesa Izabel e Ângela Ganz.
O bloqueio terá duração de 30 dias e será necessário para a realização dos serviços de pavimentação, reciclagem do asfalto, aplicação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) nas pistas da esquerda e execução de meio-fio. A faixa da direita, que ficará liberada ao trânsito, já recebeu nova pavimentação em concreto.
Requalificação completa
A intervenção na Major Heitor Guimarães faz parte de uma ampla requalificação de aproximadamente 1,1 quilômetro da rua, entre a Deputado Heitor Alencar Furtado e a Avenida Vicente Machado. O projeto prepara a rua para receber uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, com pavimento de concreto em um trecho, entre a Alameda Júlia da Costa e a Rua Álvaro Alvim.
Lote 1
As intervenções fazem parte do Lote 1 (A) do Novo Inter 2, que contempla a requalificação de cerca de 16 km de vias nos bairros Santa Quitéria, Portão, Seminário, Campina do Siqueira e Vila Izabel. O conjunto de obras tem como objetivo modernizar a infraestrutura viária e preparar Curitiba para a evolução do sistema de transporte coletivo, incluindo a futura operação de ônibus elétricos.
A liberação do cruzamentos e das faixas em alguns trechos da rua são mais uma etapa concluída na intervenção. Enquanto os serviços prosseguem em outros pontos, motoristas e pedestres devem ficar atentos à sinalização provisória instalada no local.
PRO Curitiba
O Novo Inter 2 integra o PRO Curitiba, o Programa de Revitalização e Obras lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel no mês de setembro. Com investimentos que superam R$ 6 bilhões até 2028, o programa reúne em uma só estratégia os principais projetos de transformação da cidade.
Boletim de trânsito
As principais informações sobre bloqueios, desvios e serviços que podem ajudar os motoristas que circulam pelas regiões em obras estão no Boletim de Trânsito da Prefeitura. Com o conhecimento prévio, os cidadãos conseguem programar o seu caminho e evitar maiores transtornos.