Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Programa cultural

Crianças de escola municipal se encantam com o espetáculo Oliver no Teatro da Vila de Curitiba

Crianças da rede municipal se encantam com o espetáculo Oliver, no Teatro da Vila. Curitiba, 06/10/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Um teatro cheio de olhares curiosos, risadas e corações batendo mais rápido. No palco, as crianças do programa MusicaR davam vida a Oliver, um espetáculo sobre sonhos, coragem e pertencimento. Na plateia, estudantes da rede municipal se encantavam com cada canção, descobrindo que a arte também pode ser um espelho onde elas se reconhecem.

O Teatro da Vila, no bairro CIC, recebeu nessa segunda-feira (6/10) duas sessões do espetáculo Oliver, voltadas para escolas municipais de Curitiba. As apresentações continuam na quinta-feira (9/10) e, no sábado (11/10), o público em geral poderá assistir gratuitamente às duas sessões abertas, às 14h30 e 16h.

Criado especialmente para o Teatro da Vila, Oliver é fruto do trabalho coletivo de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos das regionais CIC e Fazendinha, todos alunos do MusicaR, programa de educação musical da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

No preview available
⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠

A montagem une música, teatro, figurino e cenário em uma narrativa que também conta com a participação de atores consagrados da cena curitibana: Mauro Zanatta, Rafael Braga, Gabriel Gorosito e Kenni Rogers. A escolha do clássico de Charles Dickens não é por acaso. A trajetória de Oliver Twist, publicada em 1837, ainda hoje dialoga com as novas gerações, transmitindo uma forte mensagem sobre solidariedade e a busca por um lugar no mundo.

“O Oliver sempre foi excluído, desprezado por todo mundo, e queremos que todos entendam que isso não é legal”, comentou Rebecca Sanches Carvalho, de 10 anos, aluna do MusicaR Fazendinha, que interpretou o protagonista na apresentação. “Quando as luzes acenderam e a gente começou a cantar, eu fiquei muito feliz. Parecia um sonho.”

“É importante para ensinar às pessoas que não têm dinheiro se emocionar com o que elas têm. É sobre não desistir. É uma história de superação”, completou Raquel Silva, aluna do MusicaR CIC.

O espetáculo conta com músicas originais compostas por Vadeco Schettini, que também assina a direção musical. A trilha sonora ainda traz trechos de compositores como Schumann, Chopin e Edward Elgar, criando uma ponte entre o erudito e o popular.

O diretor cultural de Santa Felicidade, Agnaldo Oliveira, também acompanhou a apresentação e destacou a importância de projetos como o MusicaR. “É uma alegria ver o talento dessas crianças florescendo em espaços públicos como este. O Teatro da Vila é um exemplo de como a arte pode transformar e aproximar comunidades inteiras”, afirmou.

Plateia encantada

Na plateia, crianças da Escola Municipal Albert Schweitzer, do 2º ao 5º ano, e da Unidade de Educação Integral Integrada da CIC acompanharam cada cena com atenção e encantamento. “Eles ficaram encantados desde o começo. Ver outras crianças se apresentando faz com que se sintam capazes também”, contou a professora Jussara de Souza Castelo Branco.

“Eu nunca tinha vindo a um teatro antes. É muito grande e bonito!”, disse Heloisa Gonçalves Marcelino, do 4º ano, empolgada ao final da apresentação.

Além dos estudantes, o público da estreia também contou com a presença de senhoras do Centro Esportivo da CIC, que saíram emocionadas com o espetáculo. “Eu não conhecia o Teatro da Vila e fiquei surpresa com a beleza do espaço e com o talento das crianças. Foi maravilhoso! Vou voltar no fim de semana e quero trazer meus netos”, contou Regina Leonor Bernardes, ainda emocionada.

Aposentada e ex-professora da escola, Terezinha Evanir da Rocha também assistiu à peça e comentou sobre a transformação cultural trazida pelo espaço. “Participo da comunidade há muitos anos e ver o Teatro da Vila ativo, cheio de vida, com crianças no palco e na plateia, mostra como a arte pode mudar realidades. É uma conquista para o bairro.”

Dia das crianças 

E a festa continua no domingo (12/10), quando o teatro abre as portas para um grande Dia das Crianças no Teatro da Vila. A programação especial inclui pipoca, algodão doce, caça ao tesouro, tapetão de desenho livre, pipas personalizadas, brinquedos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e muita diversão para toda a família.

Para encerrar o dia, haverá uma sessão especial do filme Caras Malvados 2. Todas as atividades têm classificação livre e entrada gratuita.

Serviço

Espetáculo: Oliver – com as crianças do programa MusicaR
Datas: 9 de outubro, às 10h e 14h30 (sessões para escolas municipais); sábado, 11 de outubro, às 14h30 e 16h (sessões abertas à comunidade); domingo, 12 de outubro, durante todo o dia, com sessão às 15h, do filme Caras Malvados 2
Local: Teatro da Vila – R. Davi Xavier da Silva, 451, CIC, Curitiba
Entrada: gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos