Ir para o conteúdo
banner

Encontro no Ippuc

Conselhos e movimentos sociais acompanham processo de revisão do Plano Diretor

Representantes de mais de 20 entidades e organizações da sociedade civil, além de conselhos municipais de diferentes segmentos participaram, nesta quinta-feira (26/2), de reuniões de acompanhamento do processo de revisão do Plano Diretor, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Foram apresentados os balanços das atividades realizadas ao longo de 2025 até agora, desde as etapas de leitura e diagnóstico, oficinas comunitárias e de imersão urbana nas administrações regionais, contribuições digitais pela Plataforma Conecta, oficinas estratégicas, técnicas e livres.

O Ippuc coletou quase 9 mil contribuições recebidas em 85 eventos presenciais e por canais digitais. As propostas sugerem ações, projetos, programas e políticas. Há ainda ideias relacionadas à Visão de Futuro 2050 e aos desafios preliminares e comunitários, que foram relembrados durante o evento. Nos últimos meses, também foram concluídos os volumes dos desafios técnicos e do diagnóstico integrado.

Principais contribuições

Entre as contribuições dos mais de 3 mil participantes das oficinas comunitárias, estratégicas e livres realizadas no ano passado, tiveram destaque as questões relativas à segurança pública, ocupações irregulares, demanda por equipamentos públicos, degradação ambiental, habitação social e mobilidade. 

Todas as contribuições foram sistematizadas e permanecem disponíveis para consulta pública NESTE LINK. 

Desafios técnicos

Os participantes também conheceram os 99 desafios técnicos estabelecidos pelos Grupos de Trabalho, formados por mais de 100 servidores de diferentes secretarias municipais de cada uma das áreas estruturantes: Mobilidade, Habitação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Defesa Social, Defesa Civil, Meio Ambiente e Estruturação Urbana. O trabalho estabeleceu o diagnóstico e os indicadores que vão nortear as propostas para os desafios técnicos identificados. Os volumes das análises estão disponíveis do site do Plano Diretor.   

“Vamos manter a mobilização da sociedade civil organizada, por meio de oficinas livres e participação em ações estratégicas, como a oficina Habitação do Amanhã, que será realizada durante o Smart City Expo, no fim do mês de março”, explicou Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento e coordenador geral da revisão do Plano Diretor.

A revisão do Plano Diretor ainda será amplamente debatida no Legislativo, com espaço para contribuições dos vereadores. A audiência pública, prevista para o fim do mês de abril, será mais uma oportunidade de participação social no processo. A entrega da minuta da lei para a Câmara de Vereadores está prevista para o final do primeiro semestre de 2026.