A 78ª reunião ordinária do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), realizada nessa quinta-feira (12/2), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), foi dedicada à participação do organismo na revisão do Plano Diretor. Para contextualizar os conselheiros, a arquiteta e urbanista Mônica Máximo da Silva, diretora de Informações do Ippuc, apresentou um resumo dos achados do diagnóstico técnico, resultado do trabalho de mais de 100 servidores municipais envolvidos na avaliação do desempenho das políticas públicas setoriais.
Em grupos de trabalho de cada área estruturante – Mobilidade, Habitação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Defesa Social, Defesa Civil, Meio Ambiente e Estruturação Urbana – os técnicos estabeleceram o diagnóstico e os indicadores que vão nortear as propostas para os desafios técnicos identificados. Os volumes das análises estão disponíveis do site do Plano Diretor.
Na apresentação para o Concitiba, as informações foram base para o trabalho das câmaras temáticas que envolveram os conselheiros no trabalho de elaboração de propostas para o Plano Diretor. Os primeiros resultados indicam necessidade de adensamento em eixos estruturantes, melhor distribuição de serviços e equipamentos públicos no território e estruturação de mobilidade ativa. Até a primeira quinzena de março, as câmaras devem concluir as contribuições para encaminhamento à equipe técnica do Ippuc para sistematização.
“Estamos em uma curva de aprendizado importante para garantirmos a participação cidadã que o Concitiba representa para cidade e para o processo de revisão do Plano Diretor”, disse Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc e do Concitiba.
Novos conselheiros
A reunião do Concitiba também oficializou novos conselheiros. Do segmento do poder público, assumiram Dimas Bueno, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) como titular, e os suplentes Jean Dhandreaz Bettega, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), e Maria Baggio Annibelli, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição (SMSAN). Do segmento Movimentos Populares, assumiu a titular Alice Magrit Barbosa, da Federação da Associação de Moradores do Estado do Paraná (Famopar). Entre as principais deliberações, os conselheiros aprovaram o novo regimento do Concitiba, que agora deve passar pela análise jurídica para ser homologado.