Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção

Como saber quantas doses de vacina anticovid preciso tomar?

Como saber quantas doses de vacina anticovid preciso tomar. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

 

Desde que a campanha de vacinação anticovid começou no Brasil, em janeiro de 2021, o Ministério da Saúde precisou fazer algumas adaptações nos esquemas vacinais, como a inclusão de doses adicionais de reforço.

Nos quadros abaixo é possível ter um panorama de todos os esquemas vacinais atualmente vigentes no país e quantas doses estão disponibilizadas para cada grupo.

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para todos já convocados (veja abaixo a lista). Confira os locais de vacinação no site Imuniza Já Curitiba.

É importante ressaltar que para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo do qual a pessoa faz parte (veja nos quadros de esquema vacinal).

A data das doses já recebidas pode ser confirmada no Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), ao acessar a aba “Carteira de Vacinação” e, em seguida, “Aplicadas”.

 

GRUPOS COM VACINAÇÃO DISPONÍVEL:

1ª dose

- 1ª dose para bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidades

- 1ª dose para bebês menores de 3 anos, nascidos até 31 de dezembro de 2020. NOVOS AGENDAMENTOS SUSPENSOS!!! 

- 1ª dose para todos com 3 anos completos ou mais;

 

2ª dose

- 2ª dose para todos com 3 anos completos ou mais;

 

1º reforço 

- 1º reforço para todos com 12 anos ou mais

 

2º reforço 

- 2º reforço para imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose.

- 2º reforço para pessoas vacinadas com Coronavac, Astrazeneca e Pfizer nascidas até 1987

- 2º reforço para pessoas vacinadas com Coronavac, Astrazeneca e Pfizer nascidas entre 1988 a 1990, conforme convocação escalonada.

 

3º reforço

- 3º reforço para imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com qualquer vacina na 1ª dose do início do esquema vacinal ou pessoas vacinadas com a 1ª dose do início do esquema vacinal com Janssen, que tenham 40 anos ou mais ou sejam profissionais da saúde;

- 3º reforço para pessoas vacinadas com  Janssen nascidas até 1987

- 2º reforço para pessoas vacinadas com Janssen nascidas entre 1988 a 1990, conforme convocação escalonada.

 

4º reforço 

- 4º reforço para pessoas imunodeprimidas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen na 1ª dose do início do esquema vacinal

Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte. Veja mais detalhes nos quadros de esquemas vacinais.  

 

*Texto e esquemas vacinais atualizados em 30 de novembro de 2022. 

Novos agendamentos e procura direta para vacinação de covid para bebês entre 6 meses e menores de 3 anos estão suspensos temporariamente no momento.