Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Apoio na pandemia

Comida Que Faz Bem servirá três mil refeições saudáveis no Mesa Solidária

Projeto Comida Que Faz Bem servirá 3000 refeições saudáveis no Mesa Solidária. Foto: Luiz Costa/SMCS

 

Uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, por meio do programa Mesa Solidária, e duas organizações não governamentais (ONGs), a Mercy For Animals e Gastromotiva, vai distribuir 3.000 refeições saudáveis e gratuitas a famílias de baixa renda, desempregados e pessoas em situação de rua durante todo o mês de setembro em Curitiba. Trata-se do projeto Comida Que Faz Bem, uma iniciativa do programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), pertencente a ONG Mercy For Animals, que se dedica a combater a exploração de animais para consumo.

O Comida Que Faz Bem nasceu em 2020, durante o fechamento das atividades na pandemia, e só no ano passado ofereceu cerca de 3 mil refeições à base de vegetais no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

“Nosso objetivo é encorajar instituições do poder público e indivíduos a terem uma alimentação saudável, aumentando o consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e grãos”, diz Alice Martins, Gerente de Políticas Alimentares do programa Alimentação Consciente Brasil.

Em Curitiba, o projeto será responsável por oferecer os recursos para a compra de insumos e a consultoria para elaboração de receitas à base de vegetais. A Gastromotiva, por meio de seu projeto Cozinhas Solidárias, fará a compra dos insumos e a produção das refeições, que serão distribuídas nos espaços do programa da Prefeitura.

Segundo o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a parceria mostra o sucesso do Mesa Solidária na cidade.

"É uma alegria ver que cada vez mais os resultados sociais e alimentares promovidos pelo Mesa Solidária estão sendo reconhecidos por importantes instituições, que se somam com o intuito de cada vez mais viabilizar o acesso e proporcionar dignidade por meio do consumo de alimentos saudáveis para as pessoas em situação de rua. Para nós é uma importante parceria de uma entidade que possui uma causa nobre como visão.", salienta o secretário.

Mesa Solidária

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com mais de 50 entidades parceiras, entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.

O programa da Prefeitura de Curitiba já distribuiu, desde o seu lançamento no fim de 2019, 450 mil refeições gratuitas para a população em risco social da capital. Os espaços do Mesa Solidária são o Restaurante Popular do Capanema, o Restaurante Popular da Rui Barbosa, no Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças) e no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, na Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral). Durante a pandemia, o Mesa Solidária cresceu para os atuais quatro pontos.