A campanha Compre no Bairro, lançada no início de agosto pela Prefeitura, incentiva a população a adquirir produtos no comércio local, ajudando na recuperação econômica dos microempreendedores durante a pandemia do novo coronavírus. A ideia já recebe a aprovação de comerciantes no Cajuru.
Dona de uma empresa de embalagens e doces há 20 anos no Cajuru, a microempresária Leonice Bertani se entusiasmou ao saber da campanha.
“Adorei essa iniciativa da Prefeitura de incentivar os curitibanos a buscar os comerciantes dos bairros onde moram. Vou convidar todos aqui da vizinhança a participar também”, diz Leonice.
Ela quis incluir sua loja entre as empresas cadastradas no site da campanha, o comprenobairro.curitiba.pr.gov.br, para estar entre aquelas que a população vai encontrar ao pesquisar quais serviços e produtos estão mais próximos de casa.
Além de valorizar o comércio local, a campanha Compre no Bairro também busca desestimular as saídas mais longas para apoiar o distanciamento social, necessário para conter a transmissão da covid-19.
Redescobrindo o bairro
Proprietária de uma floricultura no Cajuru há um ano e quatro meses, a microempresária individual Ariana Silveira Sela Murante, conta que a população está redescobrindo o comércio dos bairros e destaca que todo apoio aos comerciantes é fundamental.
“Esse incentivo para que o comércio local prospere é muito bem-vindo. As pessoas estão redescobrindo o prazer de cultivar, o que gera movimento. Mas há potencial a ser descoberto, nos kits de flores e presentes”, diz.
Como participar
No site comprenobairro.curitiba.pr.gov.br, os curitibanos encontram os pequenos comerciantes estabelecidos na sua região pelo tipo de serviço que procuram, em 26 categorias, como: salões de beleza, restaurantes, roupas, padarias, barbearias, brinquedos, pet shop, açougue, farmácias.
Os comerciantes que ainda não aparecem na pesquisa podem incluir seu empreendimento a partir de um link no site que os redireciona para o cadastro no Google. Também podem fazer o download de cartazes da campanha personalizados com o nome do seu bairro.
Pequenos sofrem mais
“Esta campanha foi criada para incentivar a retomada econômica dos pequenos negócios. O microempreendedor sofre mais com os efeitos da pandemia”, explicou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A.
Curitiba tem 137,2 mil microempreendedores individuais (MEIs) atuando em várias áreas, como salões de beleza, vestuário e acessório, panificação, alimentos em geral e outros. As atividades econômicas estão pulverizadas pela cidade, o que auxilia a população a possibilidade de evitar grandes deslocamentos para adquirir produtos e serviços.
“O planejamento urbano favoreceu essa distribuição do comércio. O Ippuc está realizando um novo estudo para impulsionar ainda mais as economias locais”, citou Cris Alessi.
Nesse estudo, o Ippuc mapeia áreas de grande circulação de pessoas e comércio nas dez regionais da cidade, que vão embasar projetos futuros para garantir a segurança, distanciamento social e fomentar o comércio e serviços nessas chamadas centralidades funcionais de Curitiba no pós-pandemia.
Na Regional Cajuru (que abrange os bairros Cajuru, Uberaba, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim das Américas e Guabirotuba), o mapeamento preliminar indicou as ruas Delegado Leopoldo Belczak e Filipinas como alguns dos endereços de atração econômica e de deslocamentos.