Quem passa hoje pelas ruas Jacas, Cajá-Manga, Ignez Romfeld Otto e Simone Dal Toso, no bairro Uberaba, percebe uma grande diferença. Antes de saibro e sem drenagem, as vias agora têm asfalto novo ou pavimentação em blocos de concreto (paver), galeria de águas pluviais e bocas de lobo. As mudanças são resultado do trabalho realizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, para levar infraestrutura e qualidade de vida à população.
Somadas as obras, são 423 metros de pavimentação em trechos que, apesar de curtos, representam mais conforto, segurança e valorização de imóveis para dezenas de famílias.
A comerciante Suzana de Araújo, moradora da Rua Ignez Romfeld Otto, onde fica a loja Suzi Brink, conta que foram 15 anos aguardando a solicitação por infraestrutura no local.
“Era uma rua complicada, de chão batido. Quando chovia, alagava, formava barro, fazia buracos, andar por aqui era uma tristeza. Com a obra, melhorou cem por cento. A Prefeitura está de parabéns”, disse Suzana.
Segundo ela, os clientes tinham dificuldades para chegar à loja por falta de pavimentação. “Tinha cliente que chegava aqui e ficava com medo, achava perigoso por ser uma rua sem saída, feia. Ligavam para saber se era mesmo essa a rua, se podiam entrar. Mas agora ficou tudo bem, com cara de cidade”, completou.
Suzana de Araújo, moradora da Rua Ignez Romfeld Otto.
Na Rua Ignez Romfeld Otto, as melhorias aconteceram em 110 metros, desde a Rua Julio Maito Sobrinho até o fim da via.
Rua compartilhada
Por ser estreita e com espaço reduzido para a circulação de veículos, a Rua Ignez Romfeld Otto recebeu pavimento em paver (blocos de concreto), garantindo acessibilidade e uso compartilhado entre veículos e pedestres. A pavimentação com paver é tão ou mais resistente que o asfalto.
O saibro também foi substituído por paver na Rua Jacas, em 118 metros, no trecho entre as ruas Jaboticabas e Adélia Vicentini Dizaró. Uma das moradoras satisfeitas é a balconista Claudina Kolt.
“Antes era só barro e cada vez que eu saía sujava tudo, o pé, a casa. Mas agora melhorou, a gente pode andar de bicicleta, de carro, não tem mais buracos”, contou Claudina.
Claudina Kolt, moradora da Rua Jacas.
Ampliação da malha viária
As melhorias fazem parte do programa de recuperação e ampliação da malha viária da cidade, executado pela Prefeitura de Curitiba. Nos primeiros seis meses do ano foram concluídas 37 vias, com pavimentação e drenagem.
“Essas ruas mostram que, quando a cidade cuida dos detalhes, ela avança como um todo. O que era barro agora é infraestrutura, e o que era incômodo virou segurança e dignidade para as famílias”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Com a transformação, os moradores agora têm mais conforto, segurança e valorização de seus imóveis.
Na Rua Cajá-Manga, foi com a chegada do asfalto e da drenagem que o aposentado Moacir Glinski se despediu de quatro décadas de estratégias para superar a falta de infraestrutura. “Era difícil, porque em dia de chuva era lama e em dia de sol quente era pó. Aí você não conseguia nem abrir a janela”, relembra. “Ficou melhor para sair e entrar em casa. Agora é mais segurança, é mais saúde”, disse Glinski.
Moacir Glinski, morador da Rua Cajá-Manga.
Na Rua Simone Dal Toso, os 60 metros de pavimentação e drenagem implantados desde o cruzamento com a Rua Doutor Gonzaga de Campos até o fim da via completaram o último trecho que ainda não tinha pavimentação.
Segundo a diretora de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Manuela Marqueño, o investimento em ruas locais é estratégico. “São obras esperadas há muitos anos pela comunidade. Mesmo sendo trechos curtos, essas intervenções trazem mais segurança, valorização dos imóveis e dignidade aos moradores”, afirma.
As obras nas quatro ruas do Uberaba foram concluídas em abril e maio e estão entre as 37 vias com implantação de asfalto finalizada neste ano, assegurando mais de 9 km de ruas com pavimento e drenagem nos bairros.
As obras são realizadas pela Prefeitura de Curitiba com recursos próprios e também com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), reforçando o investimento conjunto em infraestrutura para os bairros.
Trechos contemplados
- Rua Jacas – entre a Rua Jabuticabas e a Rua Adélia V. Dizaró – 118,9 metros
- Rua Cajá-Manga – entre a Rua Augusto Stembock e o pavimento existente – 133,7 metros
- Rua Ignez Romfeld Otto – entre a Rua Julio Maito Sobrinho e o final da via – 110,7 metros
- Rua Simone Dal Toso – entre a Rua Dr. Gonzaga de Campos e o final da via – 60 metros