Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Resultados

Com fiscalização e obras, Curitiba avança em saneamento e saúde

Prefeito Rafael Greca, assina Termo de Entendimento entre o Município de Curitiba, Instituições de Ensino e Pesquisa, Sanepar e a Associação Brasieira de Engenharia Ambiental. - Na imagem com o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile. Curitiba, 13/06/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Mais do que ter uma ampla infraestrutura de saneamento, é importante que a população se beneficie dos frutos desse trabalho. Essa é a principal conclusão do primeiro ano do contrato de programa firmado pela Prefeitura de Curitiba com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O balanço foi apresentado nesta terça-feira (13/6), em evento na Prefeitura.

“Podemos comemorar bons frutos de saneamento e saúde pública para a população”, disse o prefeito Rafael Greca, ao acompanhar as apresentações da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, e do gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi.

Chama a atenção, segundo Greca, o andamento do maior programa de educação ambiental e fiscalização de redes que a cidade já teve, o Amigo dos Rios, com equipes trabalhando, inicialmente, na bacia do Rio Belém.

“Queremos provocar a consciência coletiva e ter uma cidade 100% saneada”, disse o prefeito.

O contrato de programa com a Sanepar foi firmado em 5 de junho de 2018. Com foco nas metas de efetividade no uso de redes de esgoto previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, prevê R$ 3,5 bilhões em investimento para os próximos 30 anos e recursos para o Fundo Municipal de Saneamento Básico, que permite que sejam feitas ações de fiscalização e educação ambiental.

LEIA MAIS

A secretária do Meio Ambiente contou que já são três comitês de educação ambiental formados, com o trabalho de 25 agentes que visitam escolas, empresas e associações. Na verificação das ligações de esgoto pelo município são dez agentes com a previsão de fazer 54 mil vistorias por ano.

“Estamos conseguindo excelentes resultados com um trabalho amplo e total envolvimento da sociedade”, comemorou Marilza.

Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente atua com retirada de entulhos e lixo dos rios e o contrato de dragagem dos lagos dos parques.

Infraestrutura

De acordo com o gerente da Sanepar, oito mil novas famílias contam com rede de água. Com rede de esgoto, são mais oito mil novas famílias. “São 20 quilômetros de novas redes de água e 30 quilômetros de novas redes de esgoto, além de melhorias em estações de tratamento”, enumerou.

Durante este primeiro ano, a empresa intensificou as vistorias de rede e promoveu 30 mil ações. “Nossa grande missão é levar saúde às pessoas. Curitiba sempre foi e continuará sendo referência em saneamento básico”, destacou o presidente da companhia, Claudio Stabile.

Presenças

Prestigiaram a solenidade os vereadores Edson do Parolin e Serginho do Posto; o secretário de Planejamento e Administração, Alexandre Jarschel de Oliveira; o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Júlio Cesar Gonchorosky; e as diretoras da Abes Paraná, Selma Cubas e Karen Amaral.

Também compareceram as equipes da Sanepar, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e os terceirizados que trabalham com Educação Ambiental e fiscalização de redes do Amigo dos Rios.

Congresso Abes

A solenidade marcou também a assinatura do termo de entendimento para a realização e o apoio do município e das universidades ao 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em 2021, em Curitiba.