Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Preparativos para o Natal

Com equipamentos de rapel, funcionário faz limpeza dos vidros da cúpula da estufa do Jardim Botânico

Com equipamentos de rapel, funcionários fazem limpeza dos vidros da cúpula da estufa do Jardim Botânico. Curitiba, 21/10/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Texto: Adriano Kotsan
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Quem passar pelo Jardim Botânico nesta semana vai ver uma paisagem diferente na estufa. Desde segunda-feira (20/10), funcionários contratados pela Prefeitura de Curitiba fazem a limpeza dos vidros da estufa. O trabalho também faz parte dos preparativos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para as ações do Natal de Curitiba 2025 - Juntos, o Inesquecível Acontece. 

No serviço, os profissionais precisam até usar equipamentos de rapel para superar os 18 metros de altura da cúpula da estufa do Jardim Botânico.

A previsão é que até domingo (26/10) a limpeza das 3,8 mil peças de vidro seja concluída. Até lá, a estufa ficará fechada para visitação. 

Na próxima semana começa a limpeza da parte interna da Galeria das Quatro Estações e Café do Senac. A previsão é que esse trabalho também dure uma semana, até o dia 3 de novembro, período em que a Galeria das Quatro Estações fica fechada para o público.


Manutenção

Todo o espaço interno da estufa também está passando por manutenção, com pintura das estruturas metálicas e corrimãos, limpeza da cascata e cuidados com as plantas da Mata Atlântica que ficam dentro da estufa.

A água utilizada na limpeza será do poço artesiano do próprio Jardim Botânico, não havendo necessidade de usar água tratada para consumo humano.

Cartão-postal

O turista Jhonatan Ribeiro, de Recife, aproveitou a tarde de terça-feira (21/10) em Curitiba para conhecer o Jardim Botânico e gostou do que viu. 

“É a primeira vez que venho conhecer o Jardim Botânico, achei muito organizado, limpo e bem-cuidado. Eu quis vir aqui porque é um dos pontos turísticos mais divulgados de Curitiba e faz juz a fama que tem”, disse Ribeiro.

Passeios alternativos

A estufa fechada não impede a visita ao Jardim Botânico. A unidade de conservação ambiental oferece uma série de outros atrativos. Toda a parte externa da estufa e as coleções espalhadas pela área aberta do Jardim Botânico podem ser visitadas normalmente.

Entre as opções de passeio estão o Jardim das Sensações e também os Campos Curitibanos atrás da estufa, coleção que recebeu reconhecimento da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) ao ficar em primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.

Serviço

Jardim Botânico de Curitiba
Endereço:  Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30

Jardim das Sensações
De terça-feira a domingo
Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para às 16h30

Fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto. A visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.