Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A tarde desta quinta-feira (30/4) foi de festa e muita alegria para o grupo de cerca de 110 servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba que participaram da primeira cerimônia de aposentadoria deste ano, ao lado do prefeito Eduardo Pimentel. Organizada pelo IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), a celebração no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, contou com a animação da Banda Lyra e do grupo musical Viola e Cantoria.
Foram convidados os que se aposentaram de outubro de 2025 a março de 2026. Os aposentados receberam o certificado de reconhecimento assinado, um a um, pelo prefeito.
Eduardo Pimentel falou da dedicação dos servidores da Prefeitura. “Se Curitiba é o que é hoje, tem a mão de cada um de vocês, homens e mulheres que cuidaram da nossa cidade. Temos o melhor quadro de servidores desse país, com trabalho e dedicação. Em nome da cidade de Curitiba e dos curitibanos, obrigado pelo trabalho de vocês”, afirmou o prefeito, que é um entusiasta da homenagem que a equipe do IPMC faz aos servidores aposentados e que também cuida do programa Vida Nova, dedicado a promover atividades de convivência, cultura, lazer e aprendizado para os aposentados do Município.
Ele lembrou do avô, o ex-governador do Paraná Paulo Pimentel, que tem 97 anos de idade. “Toda vez que falo da história do serviço público eu cito, com muito orgulho, o meu avô Paulo Pimentel. Além do respeito, do trabalho, da dignidade que ele me ensinou, pensando nele, quero sugerir a vocês: façam atividade física, mantenham o corpo em movimento e a cabeça ativa”, enfatizou o prefeito que elogiou o vídeo apresentado durante a cerimônia, com depoimentos de pessoas que trabalharam na Prefeitura e já estão aposentadas.
A presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, falou da importância desse momento de homenagem aos servidores. “Estamos aqui celebrando anos de trabalho e comprometimento. Cada um de vocês deixou a sua marca na cidade. Que vocês tenham orgulho da trajetória que construíram. Vocês continuam fazendo parte da Prefeitura”, declarou emocionada.
Sempre servidores
A professora Nilce Cardoso Malage, 58 anos, falou em nome do grupo de aposentados. “Feliz aquele que se aposenta e pode olhar para trás com orgulho dessa cidade maravilhosa que Curitiba é. A Secretaria da Educação me ensinou muito nesses 32 anos de Prefeitura. Nunca deixaremos de ser servidores”, disse ela que lembrou também das amizades que fez ao longo dos anos.
Aos 63 anos, Joana Maria Gonçalves foi professora de Educação Infantil nos últimos 16 anos no CMEI Nelson Buffara, no São Braz. “Estou triste e feliz ao mesmo tempo. Deixei um lugar onde fui feliz por muitos anos. Sinto saudades de lá”, declarou ela que oficialmente está aposentada desde novembro. “O CMEI foi minha segunda casa. Eu faria tudo de novo”, completou a orgulhosa professora, que pretende fazer trabalho voluntário na unidade.
Orgulho também estava estampado no rosto da fisioterapeuta Lília Inês Kühnl Scandelari, de 57 anos, que trabalhou 34 anos na Prefeitura. “Eu estava grávida do segundo dos meus três filhos quando ingressei. Estou feliz da vida pela aposentadoria depois de anos de trabalho na profissão que escolhi”, comemorou ela que, na semana que vem viaja com o marido para fazer o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O casal vai caminhar por 20 dias.
Aos 57 anos, Sandra Regina Meier da Cruz, encerrou o ciclo de 30 anos como servidora municipal. “Foi maravilhoso. Agora quero viajar e aprender coisas novas, aproveitar a vida com saúde”, resumiu ela que era pura alegria durante a cerimônia.
Presenças
Estavam na cerimônia o secretário da Educação, Paulo Afonso Schmidt, a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, o vereador Lórens Nogueira, os diretores da Previdência do IPMC, Mariella Vicco Pereira, e Administrativo-Financeiro do Instituto, Marcos Aurelio Litz, integrantes da Associação dos Aposentados, servidores do IPMC e da Fundação Cultural de Curitiba e convidados dos servidores aposentados.