Ir para o conteúdo
Pós-Oficina de Música

Colônia de Férias MusicaR leva batuques, brincadeiras e ensinamentos para crianças nas regionais

Colônia de férias Musicar na Rua da Cidadania Cajuru. Curitiba, 20/01/2026. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

As Ruas da Cidadania de oito regionais de Curitiba estão mais melódicas durante essa semana, com a Colônia de Férias MusicaR, uma ação gratuita do programa de musicalização da Fundação Cultural de Curitiba, em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). 

A Colônia de Férias é gratuita e exclusiva para crianças de 7 a 12 anos, levando brincadeiras de socialização, canto, música corporal e exploração de instrumentos. O professor Joseph Jacksonn explicou que o curso une a energia divertida das férias ao ensino técnico das aulas. 

“O MusicaR abrange desde uma alfabetização musical, de conhecer as notas e do que é possível fazer musicalmente com o corpo. A gente trabalha tudo isso de uma forma lúdica, então é sempre brincando”, descreveu Joseph.

Novos alunos

O objetivo da ação é apresentar o MusicaR a novos alunos, em uma programação mais curta, de apenas três aulas, durante o período de férias escolares. A moradora do Cajuru e fisioterapeuta Luana Bednarski, mãe da Mariah de 7 anos, estava esperando a filha entrar na faixa de idade do curso para inscrevê-la, e aprovou a oportunidade para entender o funcionamento do programa.

“Achei perfeito, porque pude vir, conhecer, conversar com os professores e entender como funciona o projeto. Como a Mariah é uma criança de sete anos, eu tenho preocupações. Gostei de ver como funciona e me senti super segura”, disse Luana.

Para a filha, participar é a realização de um desejo. “Eu já queria fazer aula de música desde antes, pretendo fazer a colônia e depois ir pro MusicaR também”, contou. Mariah já sabe tocar piano, mas seu sonho é aprender a cantar e tocar flauta. “Eu gosto muito de cantar e fazer coisas com instrumentos. Quero fazer aula de canto e aprender a flauta, parece bem legal”, contou a aluninha.

Ao todo, cada regional conta com 20 vagas para alunos novos e dez para os já inscritos no MusicaR. O aluno Camilo Andrés Unda Guevara Álvarez, de 11 anos, participa do programa há cerca de três anos, e ficou animado com a opção de voltar mais cedo ao curso de música.

“Os colegas e professores são bem legais. São experiências que eu gravo na mente e lembranças boas que eu crio”, afirmou Camilo.


43° Oficina de Música 

A Colônia de Férias é uma programação Pós-Oficina de Música de Curitiba. Durante o evento oficial, alunos do MusicaR tiveram a oportunidade de dividir o palco do Teatro Guaíra com o Grupo Barbatuques, de São Paulo.

A apresentação aconteceu no dia 11 de janeiro. A aluna do MusicaR Cajuru, Valentina Gonzalez Petri, de 11 anos, participou da apresentação e contou que a experiência foi emocionante.

“Foi muito bom, foi uma experiência única que eu talvez não vivencie no futuro. Os treinos são bons, e a gente aprende bastante coisa”, lembrou Valentina.

As atividades da Colônia de Férias estão sendo realizadas nos dias 19, 21 e 22 de janeiro, nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, CIC, Fazendinha e Tatuquara, e nos dias 20, 21 e 23 de janeiro no Cajuru, Pinheirinho e Santa Felicidade. Sempre das 14h30 às 16h30.

As aulas regulares do MusicaR também são gratuitas e atendem um público mais amplo, de 7 a 17 anos, em todas as regionais, duas vezes por semana no contraturno escolar, de forma presencial, com duração de 2h30. O início do próximo semestre está previsto para o dia 9/3, e as matrículas serão abertas em breve. Dúvidas pelo email musicar@icac.org.br ou pelos telefones (41) 3321-2854 ou (41) 3321-2844.