A partir de sábado (10/1), a programação da 43° Oficina de Música de Curitiba chega também às igrejas e aos oratórios da cidade com concertos de música erudita e antiga. O circuito sacro do festival de música da cidade inclui 13 concertos, todos gratuitos.
Camerata Antiqua de Curitiba fará concerto no local onde o papa Francisco está sepultado
Abertura da Oficina de Música lota Teatro Guaíra e emociona o público
Capela da Glória, Oratório de Bach, no Bosque Alemão, e a Catedral da Praça Tiradentes viram palcos da Oficina de Música de Curitiba. A novidade desta edição são três concertos na Igreja da Ordem, o templo mais antigo de Curitiba, restaurado recentemente no Centro Histórico.
O grande destaque do circuito em igrejas e oratórios é o concerto Sacrum Brasiliae: Música na Corte de D. João VI, da Camerata Antiqua de Curitiba, que além da Catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais será apresentado em Roma, em celebração aos 200 anos de relações do Brasil com o Vaticano.
Música Antiga na Capela da Glória
Sempre às 19h, a Capela da Glória abre a agenda no sábado com um recital solo de cravo e um repertório de música barroca com peças de Girolamo Frescobaldi, um dos maiores compositores de música para cravo do século 17 e também de Johann Sebastian Bach.
Na capela histórica, que fica no Alto da Glória, acontecerão seis concertos diferentes de música antiga, sempre às 19h, até sábado (17/1). Nos dois últimos dias, duas classes de música antiga se apresentam: a turma da prática de música renascentista, comandada pelo professor argentino Gustavo Gargiulo, e a classe prática de música de câmara, do professor Matheus Prust.
Música ibérica na Igreja da Ordem
A Igreja da Ordem, datada de 1737, recebe os concertos ao meio-dia dos dois domingos da Oficina. Neste primeiro (11/1), o Quarteto Calêndula relembra o século de ouro da música espanhola. No domingo seguinte (18/1), o grupo de música antiga Ilex Ensemble apresenta Ecos do Império: Música para Celebrar os 200 anos de Dom Pedro II.
Oratório de Bach
O Oratório de Bach, no Bosque Alemão recebe no sábado (10/1) o Quarteto Calêndula, que apresenta em palavras e em concerto um panorama da prática vocal entre os séculos 15 e 17 em Portugal e na Espanha. No domingo (11/1), o Seicento Italiano traz a música produzida no país no século 17.
A série de apresentações no Oratório de Bach continua no último fim de semana da Oficina de Música com protagonismo para o violão. A classe do professor Fábio Bartolini faz seu concerto de encerramento no sábado (17/1) e no domingo (18/1), e o violonista e professor Walmor Bozza apresenta um recital.
Catedral
Na sexta-feira (16/1) às 20h, a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta na Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais o concerto Sacrum Brasiliae: Música na Corte de D. João VI, o mesmo que será levado às comemorações do bicentenário das relações entre o Brasil e o Vaticano, em Roma.
Oficina de Música nas igrejas e oratórios
Classificação: livre
Entrada: gratuita
CAPELA DA GLÓRIA
Av. João Gualberto, 565 – Alto da Glória
Música Antiga - Recital de Cravo Solo e Frescobaldi & Bach
10 de janeiro - 19h
Música Antiga - Si Dolce È Il Tormento
13 de janeiro - 19h
Música Antiga - Camerata Dolce
14 de janeiro - 19h
Música Antiga - Tafelmusik de Georg Philipp Telemann
15 de janeiro - 19h
Música Antiga - Concerto da Classe de Prática de Música Renascentista
16 de janeiro - 19h
Músicas Antiga - Concerto da Classe de Prática de Música de Câmara
17 de janeiro - 19h
IGREJA DA ORDEM
R. Mateus Leme, 1 – São Francisco
Quarteto Calêndula - O Século de Ouro da Música Espanhola
11 de janeiro - 12h
Música Antiga - Ecos do Império: Música para Celebrar os 200 anos de Dom Pedro II
18 de janeiro - 12h
ORATÓRIO DE BACH (BOSQUE ALEMÃO)
R. Francisco Schaffer s/n.º – Vista Alegre
Música Antiga - Quarteto Calêndula com O Impossível da Letra
10 de janeiro - 15h
Música Antiga - Seicento Italiano
11 de janeiro - 15h
Concerto de encerramento da classe de violão
17 de janeiro - 15h
Recital de violão com Walmor Bozza
18 de janeiro - 15h
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS
R. Barão do Serro Azul, 31 – Praça Tiradentes, centro
Sacrum Brasiliae: Música na Corte de D. João VI por Camerata Antiqua de Curitiba
16 de janeiro - 20h