Ir para o conteúdo
banner

É de graça

Cinemateca de Curitiba exibe adaptações cinematográficas de Shakespeare

Cinco filmes baseados nas obras do poeta inglês serão projetados durante a partir desta quinta-feira (7/4)

Cinemateca de Curitiba exibe adaptações cinematográficas de Shakespeare. - Na imagem, Júlio César (1953). Foto: Divulgação

A mostra que começa nesta quinta-feira (7/5) na Cinemateca de Curitiba levará o público em uma viagem no tempo, até o século 16. Cinco filmes baseados em peças e textos do dramaturgo inglês William Shakespeare serão exibidos durante quatro dias seguidos. A entrada é grátis.

Para conferir a programação completa da primeira mostra de maio, clique AQUI!

De crocodilo pré-histórico a carro de Fórmula 1, Curitiba reúne curiosidades em museus
Sabe quantos museus existem em Curitiba? Fundação Cultural lança sistema para catalogar os espaços

“Poucos autores atravessaram os séculos com tanta força quanto William Shakespeare. Sua obra continua viva porque fala diretamente das paixões humanas mais profundas como amor, ambição, poder, traição, culpa, desejo e morte”, afirma Edson Bueno, curador da Cinemateca.

Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Macbeth são alguns dos maiores sucessos do autor que supostamente nasceu no dia 23 de abril, data na qual veio a falecer 52 anos depois, em 1616. “Quando o cinema encontrou Shakespeare, não encontrou apenas literatura para adaptar, encontrou matéria viva para reinventar imagens, emoções e linguagem”, conclui o curador.

Reinos, sangue e poesia

Hamlet
O filme que abre a mostra de Shakespeare na Cinemateca de Curitiba é Hamlet, na quinta-feira (7/5), às 19h. Dirigido por Laurence Olivier, o filme é baseado em uma das obras mais influentes da carreira do poeta. A trama segue a história de um príncipe dinamarquês que contempla se vingar do tio que matou o seu pai, casando-se com sua mãe viúva, para usurpar o trono. O longa de mesmo nome colecionou diversos prêmios entre 1948 e 1949, e foi o primeiro britânico a conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional. 

Otelo
Dirigido e atuado por Orson Welles, Otelo é baseado na peça escrita em 1603. No filme, somos apresentados a Desdêmona, filha de um aristocrata veneziano, que foge com Otelo, um herói militar mouro, causando ressentimento em Iago, o invejoso subordinado de Otelo. Será exibido na sexta-feira (8/5), às 19h.

Júlio César
Com Marlon Brando no papel principal, o longa Júlio César se baseia na tragédia que conta a morte do imperador romano. O longa, que recebeu o Oscar de Melhor Direção de Arte em 1954, será exibido no sábado (9/5), às 19h.

Romeu e Julieta
Baseado em um dos maiores romances da história, o filme de 1968 reconta a clássica história de amor proibido entre dois jovens de famílias rivais. Dirigido pelo italiano Franco Zeffirelli, o filme é considerado a melhor versão da clássica história de amor de Shakespeare. A exibição acontece no domingo (10/5), às 15h.

Henrique V
O filme que encerra a mostra é Henrique V. A trama segue Henry V da Inglaterra, que era determinado a reivindicar o reino da França. A dúvida de Henry e a baixa moral de seu exército não permitem uma vitória que uniria os dois países e que daria a Henry uma rainha. No entanto, sua absoluta determinação e seus discursos apaixonados fazem com que seus homens estejam prontos para a mais sangrenta das batalhas. A sessão será no domingo (10/5), às 18h.

Âncora

Serviço

Cinemateca de Curitiba
Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco
Entrada gratuita

7 de maio (quinta-feira)
19h – Hamlet
Reino Unido | 1948 | 14 anos

8 de maio (sexta-feira)
19h – Otelo
França | 1951 | 14 anos

9 de maio (sábado)
19h – Júlio César
EUA | 1953 | 14 anos

10 de maio (domingo)
15h – Romeu e Julieta
Itália| 1968 | 14 anos

18h – Henrique V
Reino Unido | 1989 | 14 anos