Texto: Eliana Carmem Fachim
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Christopher Nolan é um dos principais cineastas do mundo quando o assunto é viagens. Seus filmes já passaram pelo espaço, pela Grécia antiga e até atravessaram o tempo. A próxima parada da filmografia do diretor britânico será no terraço do Cine Passeio de Curitiba, que exibirá quatro obras dele neste fim de semana. O Terraço Nolan começa nesta quinta-feira (9/7) e vai até domingo (12/7), sempre às 18h30.
As sessões no terraço do Cine Passeio são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do começo da exibição. Para conferir a programação completa, clique AQUI! Caso chova, as sessões serão canceladas.
Terraço Nolan
O Grande Truque, de 2006, abre a programação. O longa apresenta uma Londres do século 19, onde Robert Angier e Alfred Borden se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. O filme conta com Hugh Jackman e Christian Bale como protagonistas e tem ainda Scarlett Johansson, Michael Caine e David Bowie no elenco.
Um dos principais destaques no Terraço de Nolan é A Origem, filme estrelado pelos ganhadores do Oscar: Leonardo DiCaprio e Cillian Murphy. O filme, vencedor de quatro estatuetas, conta a história de um grupo de pessoas que consegue viajar dentro da mente de outros indivíduos. A Origem será exibido nesta sexta-feira (10/7).
O longa de sábado (11/7) é um dos menos comentados dentro da filmografia de Nolan. Dunkirk viaja até a Segunda Guerra Mundial e se passa durante a Operação Dínamo, realizada pelo Reino Unido para resgatar cerca de 400 mil soldados aliados que foram cercados por tropas da Alemanha Nazista nas praias da cidade de Dunquerque, na França. O filme ganhou de três Oscars.
Interestelar, que encerra a programação é o mais bem sucedido da carreira do diretor. Ganhador do Oscar de Melhores Efeitos Visuais é uma das obras mais comentadas do século 21. O filme conta a história de uma equipe de astronautas que viaja através de um buraco de minhoca à procura de um novo lar para a humanidade. O longa conta com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matt Damon e Michael Caine no elenco. Interestelar será exibido neste domingo (12/7).
A Odisseia
O próximo longa do diretor tem o lançamento previsto para a semana seguinte, no dia 17 de julho. A Odisseia é uma adaptação do poema grego contado milênios atrás por Homero. No filme, acompanhamos a jornada de Odisseu, interpretado por Matt Damon, o rei grego de Ítaca, e narra sua longa e perigosa jornada de volta para casa após a Guerra de Tróia, enquanto tenta se reunir com sua esposa, Penélope.
A obra foi gravada em diversos cenários internacionais, incluindo Marrocos, Grécia, Itália, Escócia e Islândia. O filme custou aproximadamente 250 milhões de dólares e foi a primeira produção gravada com câmeras Imax de 70mm na carreira do diretor. A câmera é o formato analógico de maior qualidade do mundo.
As expectativas para o lançamento do filme são altas, já que o último longa dirigido por Nolan, Oppenheimer, foi indicado em treze categorias do Oscar, vencendo sete delas.
Serviço
Terraço Nolan
Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 - Centro)
Os ingressos começam a ser distribuídos meia hora antes da sessão. Caso chova, a programação no terraço é cancelada
Quinta-feira (9/7)
O Grande Truque - 18h30
Classificação: 16 anos
Sexta-feira (10/7)
A Origem - 18h30
Classificação: 16 anos
Sábado (11/7)
Dunkirk - 18h30
Classificação: 14 anos
Domingo (12/7)
Interestelar - 18h30
Classificação: 16 anos