O circuito de artes visuais de Curitiba ganha cinco novas exposições em novembro. Três delas abrem neste fim de semana nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba, no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, e no Museu da Fotografia, agora instalado no 2º andar do Memorial de Curitiba.
As mostras têm entrada gratuita e podem ser visitadas durante toda a semana, exceto às segundas-feiras.
- Confira a programação completa AQUI.
e.Negro.Ser
Neste sábado (15/11), no MuMA, será aberta a exposição e.NEGRO.SER, projeto coletivo de artistas negros que reúne dança, vídeo, performance, poesia visual, música e fotografia. “Cada uma dessas expressões atua como um corpo que fala, sente e denuncia, compondo uma narrativa estética e política”, afirma o artista Ricardo Baptista Martins.
A iniciativa nasceu durante a pandemia, quando um grupo se uniu para responder, por meio da arte, a um episódio de racismo vivido por Martins. O público é convidado a percorrer uma experiência estética e afetiva que evidencia histórias, memórias e presenças da população negra, que representa 24% dos moradores de Curitiba, segundo o Censo 2022 do IBGE.
Modelos vivos
Também no sábado, no MuMA, entra em cartaz a mostra Modelo Contrata Artista, que destaca os trabalhos produzidos a partir de sessões de desenho com modelos vivos. Desta vez, a lógica tradicional se inverte. A modelo Bruna Sassi é quem convida as artistas Iara Maica, Larissa Baruzzo e Marcela Muller para retratá-la.
O projeto surgiu da experiência de Bruna ao modelar em Curitiba entre 2018 e 2019, quando percebeu que a prevalência de poses rápidas limitava o desenvolvimento técnico de artistas e modelos. “Quis focar em poses longas para que as artistas curitibanas pudessem aprimorar seus trabalhos e oferecermos à cidade sessões que hoje não existem”, explica Bruna.
Expediente: fotografias do cotidiano do Centro
No domingo (16/11), o Museu da Fotografia abre a exposição Expediente, de André Sanches, dedicada à paisagem urbana do Centro de Curitiba no intervalo entre o fim da tarde e o início da noite. A série registra luzes, arquitetura e a circulação de trabalhadores, estudantes, ambulantes e passageiros.
A primeira fotografia do conjunto foi feita em 2017, mas o trabalho remonta a exercícios de observação feitos há mais de uma década. André relata que sua rotina de caminhada, sempre partindo do mesmo ponto, acabou guiando o processo. “Percebi que deixei de andar com o espírito de caçador de fotos, caminhava, observava e, quando deixava a mente mais livre para levantar a câmera sem pensar muito, tudo funcionava melhor", diz o artista.
Imunidade e o cotidiano nos parques
Perto do fim do mês, outras duas exposições chegam ao MuMA. No dia 22 de novembro, estreia Imunidade, instalação com performance vocal multimídia criada por Milla Jung e Cândida Monte. Protagonizada por mulheres, a obra tem discursos silenciados pelos processos colonizadores e pela lógica do capital, com uma abordagem mais reflexiva sobre futuros possíveis.
E no dia 29 de novembro é a vez de Desenhos do Cotidiano: praças e parques de Curitiba. Na mostra, o artista Fabiano Vianna usa o desenho como uma forma de jornalismo gráfico. Ele registra o movimento, a paisagem e a arquitetura dos espaços verdes da cidade. O trabalho é influenciado por sua trajetória no coletivo Urban Sketchers, que se reúne semanalmente para retratar o cotidiano e a arquitetura curitibana.
“Ao invés de fotografar, eu desenho os fatos, capturando não só os elementos fixos, mas também a dinâmica e as mudanças constantes desses cenários”, destaca Vianna.
Âncora
Serviço
Novas exposições em novembro
e. NEGRO.SER
15 de novembro a 2 de fevereiro de 2026 (exceto segundas)
10h às 19h
MuMA - Museu Municipal de Arte — Av República Argentina, 3430 — Portão (Portão Cultural)
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Exposição Expediente
A partir de 16 de novembro
9h às 12h e das 13h às 18h (de terça a sexta-feira) e 9h às 15h (sábados, domingos e feriados)
Salão Paraná, 2º Andar, no Memorial de Curitiba - Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco (Largo da Ordem)
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Modelo Contrata Artista
15 a 30 de novembro (exceto nas segundas)
14h às 17h (dia de abertura) e das 10h às 19h
MuMA - Museu Municipal de Arte — Av. República Argentina, 3430 — Portão
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Imunidade
22 de novembro a 16 de janeiro de 2026 (exceto segundas)
10h às 19h
MuMA - Museu Municipal de Arte — Av. República Argentina, 3430 — Portão
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Desenhos do Cotidiano: praças e parques de Curitiba
29 de novembro a 15 de fevereiro de 2026 (exceto segundas)
10h às 19h
MuMA - Museu Municipal de Arte — Av. República Argentina, 3430 — Portão
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre