A Controladoria-Geral do Município de Curitiba (CGM) recebeu a diretora-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR), Barbara Krysttal Motta Almeida Reis, para uma conversa de interação e aprofundamento sobre o Diagnóstico de Maturidade do Controle Interno dos Municípios do Paraná, na quarta-feira (29/10). 
Participaram o controlador-geral do Município Bruno Heraki Pandini, a superintendente da CGM, Iara Gauer, a presidente do Instituto Municipal De Administração Pública (Imap), Beatriz Batistella, e o assessor da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (Smap), Ary Gil Piovesan. 
Coordenado pelo MPC-PR, o diagnóstico tem alcance estadual, e mapeia a maturidade das estruturas de controle interno e de governança dos 399 municípios, com metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial. 
O levantamento é colaborativo e preparatório, e identifica fragilidades e boas práticas. Com ele serão subsidiadas orientações, recomendações e indicações de qualificação, procedimentos, instrumentos e sistemas para o aprimoramento do controle interno, em concordância com referências como o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC/TCU) e com padrões de qualidade, incluindo auditorias internas profissionais, normatizadas e aderentes a modelos como o IA‑CM (IIA/CONACI), códigos de ética e práticas de due diligence em contratações.
A diretora destacou que, antes da exigência de programas de integridade, é indispensável elevar a maturidade dos controles internos, condição para que rotinas, manuais e processos institucionais sustentem resultados consistentes. O MPC-PR, sob a gestão do procurador-geral Gabriel Guy Léger, também prepara ações subsequentes, como a criação do Selo de Integridade dos Municípios, em convergência com a atuação conjunta nacional de Ministérios Públicos e Tribunais de Contas e com a Resolução do CNMP nº 305/25.
Curitiba apresentou projetos correlatos em andamento, reforçou a importância do Código de Ética e do aculturamento interno e registrou a adesão contínua ao PNPC desde 2021. 
A diretora Barbara Krysttal Motta Almeida Reis terá presença especial como palestrante no 2º Seminário da Controladoria-Geral do Município, em 13/11/2025, fortalecendo a parceria com o MPC-PR na promoção da governança e da integridade pública.