Ir para o conteúdo
banner

Conscientização

Centros da Juventude recebem atividades do Juventude Livre das Drogas

Jovens do programa Agentes da Cidadania participaram de palestras sobre prevenção ao consumo de drogas, protagonismo juvenil e acesso a informações e serviços de saúde

Curitiba promove ação de conscientização “Juventude Livre das Drogas”. Curitiba, 20/03/2026. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), promoveu na última semana uma importante ação de conscientização voltada à juventude curitibana. A atividade aconteceu nos Centros da Juventude de Curitiba, Audi-União, no Uberaba e no Eucaliptos, no Alto-Boqueirão, e reuniu cerca de 40 jovens participantes do programa Agentes da Cidadania, além de servidores da Smelj.

Com o tema Juventude Livre das Drogas, a iniciativa integra o projeto E sobre Isso, desenvolvido pela Sedef para dialogar diretamente com adolescentes e jovens sobre os riscos do consumo de drogas lícitas e ilícitas, incentivando escolhas conscientes e saudáveis.

O diretor de Juventude da Smelj, Rogério Sech, destacou a importância da ação para o fortalecimento da prevenção e do diálogo com os jovens.

“Iniciativas como essa são fundamentais para levar informação de qualidade aos nossos jovens, fortalecendo a prevenção e incentivando escolhas conscientes. Nosso compromisso é garantir espaços de diálogo e orientação, contribuindo para um futuro mais saudável para a juventude de Curitiba", disse Rogério. 

A palestra foi conduzida pela psicanalista e palestrante Silvana da Silva Carvalho Ferreira, que trouxe reflexões importantes sobre os impactos do uso de substâncias na saúde física, mental e social dos jovens. Durante sua fala, destacou como a desinformação pode contribuir para o aumento do consumo e reforçou a importância do acesso a informações confiáveis como ferramenta de prevenção.

Além disso, a palestrante apresentou caminhos para aqueles que já enfrentam situações de dependência, orientando sobre a busca por apoio profissional e incentivando o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) como porta de entrada para tratamento e reabilitação.

Representando a Sedef, Silberto Cardoso reforçou a importância da conscientização e do papel dos jovens na construção de uma sociedade mais saudável e informada.

Agentes de Cidadania

O programa Agentes de Cidadania é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Governo do Estado do Paraná em parceria com o Município de Curitiba, por meio da Assessoria da Juventude, e oferta uma bolsa-auxílio para o jovem que desenvolve seu projeto nos Centros da Juventude de Curitiba.

Os jovens que participam do programa, elaboram e executam projetos esportivos, sociais e culturais voltados à juventude, com o objetivo de incentivar o protagonismo jovem e a participação comunitária. Eles também participam de encontros formativos, palestras e atividades educativas, colaboram na divulgação de ações da prefeitura, apoiam eventos nas regionais e atuam como multiplicadores de informações e valores de cidadania em suas comunidades.

Para participar do Programa Bolsa Agentes da Cidadania, os adolescentes e jovens interessados precisam atender a alguns critérios:

 Apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania exequível e no interesse da comunidade;

- Quando em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino;

- Ter renda mensal familiar “per capita” menor ou igual a um salário mínimo.

Bolsas

As bolsas de agentes de 14 a 17 anos são pagas por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Já as bolsas voltadas à faixa etária de 15 a 24 anos são pagas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Paraná Seguro.

Para maiores informações sobre como ingressar no programa, o telefone da Assessoria da Juventude é 3350-3736 e o e-mail juventude@curitiba.pr.gov.br.