Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É de graça

Caravana do Silvinho leva cores e irreverência ao Jardim de Esculturas no Memorial Paranista

Caravana do Silvinho leva cores e irreverência ao Jardim de Esculturas no Memorial Paranista. Curitiba, 31/12/2025. Foto: Cido Marques/FCC

O colorido tomou conta do Jardim de Esculturas do Memorial Paranista. Entre os bronzes do artista paranaense João Turin, o público agora encontra um toque de alegria e irreverência com as 45 esculturas da exposição Caravana do Silvinho, uma homenagem a um dos maiores comunicadores da televisão brasileira, Silvio Santos (1930-2024).

Prefeito Eduardo Pimentel recebe Cintia Abravanel, filha de Silvio Santos
Parque Mágico do Natal da Disney começa a ser montado em Curitiba

Totalmente interativa, a mostra pode ser visitada até 30 de novembro, todos os dias da semana, das 6h às 22h. As esculturas em acrílico, com 1,60 metro cada, foram estilizadas por 45 artistas de várias regiões do Brasil, entre eles o curitibano Betuel Lima, que transformou Silvio em uma versão inspirada em Van Gogh.  

A diversidade de estilos inclui ainda nomes consagrados, como o muralista Kobra, e jovens talentos, como Manuela Feitosa de Souza, de 12 anos, autora da divertida obra Sobremesa de Domingo, que retrata o apresentador com desenhos de doces. Tem também um Silvinho com pintura de La Catrina, típico da cultura popular mexicana e símbolo do Dia dos Mortos, e outro todo dourado.

A filha do apresentador Cintia Abravanel esteve no Memorial Paranista para a abertura da mostra. 

“Acredito que essa é uma maneira muito bonita de celebrar a vida dele e, ao mesmo tempo, de democratizar a arte. Cada peça traz uma leitura diferente e isso tem tudo a ver com o Silvio, que sempre foi um homem aberto, generoso e cheio de alegria”, afirmou Cintia. Símbolo de várias gerações, Silvio Santos levou alegria às famílias brasileiras por mais de seis décadas. 

Fã de Silvio

A curitibana Jussara dos Santos foi uma das primeiras visitantes da exposição, acompanhada da filha, Mariah. 

“Eu estava acompanhando as notícias da vinda dessa exposição aqui na cidade e estava ansiosa para ver. A minha filha é fã dele e queria trazê-la. Está tudo muito criativo, colorido e alegre”, contou.

Para a diretora executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori, o Memorial Paranista é o cenário ideal para a exposição.  “O Memorial é uma referência em arte escultórica, um verdadeiro respiro no meio da cidade, assim como o Silvio Santos era um respiro de alegria para as famílias brasileiras”, afirmou.

Com curadoria da Abrava Arte Produções e produção da Breit Produções, a Caravana do Silvinho propõe uma experiência divertida e afetiva, celebrando a irreverência, a criatividade e o legado de um dos nomes mais queridos da televisão brasileira. O projeto tem caráter itinerante e seguirá por outras capitais do país até 2026.

Serviço

Exposição Caravana do Silvinho – Curitiba
Memorial Paranista – Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço)
Data: 31 de outubro a 30 de novembro
Todos os dias, das 6h às 22h
Entrada gratuita