Texto: Anna Paula de França dos Santos
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Escola Pública ABC Trânsito começou a segunda fase da Campanha Giro da Coruja, durante a programação do Maio Amarelo. A ação aconteceu nesta segunda-feira (18/5), na Rodoferroviária de Curitiba, com um trabalho de conscientização e segurança no trânsito destinada para taxistas e motoristas de aplicativo.
A campanha Giro da Coruja, com o biólogo e apresentador Richard Rasmussen, foi criada para reforçar a segurança de todos os atores no trânsito. A coruja foi escolhida como símbolo devido à grande capacidade de visualização: a ave consegue girar o pescoço 270 graus, quase totalmente para trás, e ver tudo que está ao redor.
“Quando o motorista abre a porta do carro com a mão esquerda e olha pelo retrovisor, ele tem uma visão limitada. Já ao usar a mão oposta ao lado da porta, ele vira o seu corpo e faz o chamado Giro da Coruja, a sua visão amplia em 270 graus, reduzindo, assim, os riscos de abrir a porta do veículo e colidir com ciclistas e motociclistas", explica a diretora da Escola Pública ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.
"Por isso, é fundamental que tanto condutores quanto passageiros adotem esse hábito”, ressalta.
Os agentes de trânsito colaram adesivos nos táxis e nos carros de aplicativos para alertar sobre a importância de realizar O Giro da Coruja.