O Café-escola Senac do Jardim Botânico foi eleito na última semana o melhor café na categoria “Para ir com turista” do Prêmio Bom Gourmet, que destaca estabelecimentos, chefs, bares e iniciativas gastronômicas de Curitiba e Região Metropolitana. O café funciona desde 2021 e é fruto da parceria entre o Senac PR e a Prefeitura de Curitiba.
Dentro da Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico, o café oferece uma visão única da Estufa de Vidro, um dos principais símbolos de Curitiba. O ambiente agrada em qualquer clima: em dias ensolarados, o céu azul valoriza ainda mais o cenário; em dias frios ou chuvosos, o espaço se torna acolhedor, ideal para desfrutar de boa comida e boa conversa.
Para o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, o local traduz muito do estilo de vida curitibano. “É uma experiência especial que une duas paixões, saborear um café de alta qualidade e contemplar a beleza do nosso cartão-postal”, destacou.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o turismo é uma força motriz para a cidade. Cada visitante que chega movimenta a economia, fortalece pequenos negócios e gera novas oportunidades.
“Por isso, incentivamos iniciativas que unem a vocação turística da cidade à inovação e ao empreendedorismo, como é o caso do Café-escola Senac no Jardim Botânico. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao estimular empreendimentos que oferecem experiências de qualidade para moradores e turistas, consolidando Curitiba como referência em turismo e gastronomia”, afirmou.
Experiência que conquista turistas
Entre os que ajudam a tornar a visita ainda mais especial está Gabriel Silva Costa, garçom do café há dois anos. Ele percebe o encantamento dos turistas e até auxilia nas fotos.
“Os clientes elogiam o café e a oportunidade de registrar a estufa do Jardim Botânico ao fundo. Todos querem levar essa lembrança”, contou Gabriel.
O espaço recebe visitantes de diferentes cidades. A paulista Helena Maria Bertoli de Souza, de Avaré, interior de São Paulo, fez questão de incluir o café em mais uma viagem a Curitiba.
“Esse prêmio é merecido porque o conjunto é perfeito. O café é delicioso e o lugar maravilhoso”, disse Helena.
Já Leandro Valmor Vaz, de Blumenau, trouxe pais e uma tia para conhecer o espaço. “O ambiente é aconchegante e tranquilo. Quis mostrar para eles mais essa opção de passeio em Curitiba”, contou.
Formação e oportunidade
O Café-escola Senac Jardim Botânico foi inaugurado em 7 de julho de 2021, data em que o Senac PR completou 74 anos. Desde então, o sucesso é constante e as filas de espera se tornaram rotina.
Apenas no primeiro semestre de 2025, quase 32 mil pessoas passaram pelo local, provaram os quitutes e, ao mesmo tempo, contribuíram com a formação de novos profissionais do setor. Nesse período, 150 alunos de 13 turmas vivenciaram o dia a dia da profissão nas instalações do Jardim Botânico.
Confira AQUI a lista de estabelecimentos vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2025