Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Semana de Moda de Curitiba

Boqueirão Fashion 2025 bate recorde de público e mostra mais 300 looks autorais

Encerramento do Boqueirão Fashion 2025. Curitiba 01/08/25. FOTO: Luiz Pacheco/FCC

Moda, beleza e o brilho dos talentos curitibanos na passarela e na criação de looks inovadores foram as principais marcas deixadas pelo Boqueirão Fashion 2025 – Semana de Moda de Curitiba, encerrado na última sexta-feira (1/8).

Durante os quatro dias de desfiles (29/7 a 1/8), a nona edição do Boqueirão Fashion apresentou números robustos, com público de aproximadamente 8 mil pessoas ao longo de todo o evento. Os 15 desfiles de moda apresentaram mais de 300 looks autorais.

Antes dos grandes desfiles, o público começou a conviver efetivamente com o Boqueirão no mês de julho, quando foram realizadas oficinas de customização, dress code, crepagem e estilos de se vestir.


Maior do país

De acordo com o coordenador do evento, Júnior Gabardo, a programação ampliada e um público histórico consolidou o Boqueirão Fashion como o maior evento público e gratuito de moda do país.

“O nível técnico e conceitual das coleções consolidou o Boqueirão Fashion como um balizador da qualidade criativa no país, tanto pela ousadia estética quanto pela consistência das propostas”, disse o coordenador.

Para o administrador da Regional Boqueirão, Zeca Melo, o sucesso do evento foi resultado de uma soma de esforços de colaboradores e apoiadores.

“Realizamos um evento grandioso graças ao trabalho de muitas mãos, como toda equipe da Administração Regional do Boqueirão, que se dedicou com empenho para que saísse conforme o planejado. Tivemos ainda a colaboração dos estilistas, designers, modelos, produtores e dos muitos apoiadores que formam a família Boqueirão Fashion”, comemorou o administrador.

Fashion kids e casting surpresa

Nesta edição, o Boqueirão Fashion trouxe várias novidades. Uma delas foi o Boqueirão Fashion Kids. De acordo com a coordenação, mais de 200 crianças foram envolvidas em experiências imersivas de moda, criação e expressão. O projeto reforça o compromisso do evento com a formação desde a infância e com o fortalecimento dos vínculos entre cultura e educação.

A comunidade também foi chamada, não só para assistir ao evento, como para fazer parte dos desfiles. Para isso, o Boqueirão abriu oportunidades para modelos com e sem experiência no Casting Aberto, que ultrapassou expectativas ao registrar 430 inscrições — um número inédito — e selecionar 45 novos modelos.

“Essa ação ofereceu uma oportunidade real e transformadora para quem sonha ingressar no universo da moda. O processo teve ampla visibilidade e repercussão, conectando o evento a novos talentos e histórias potentes”, comentou Júnior Gabardo.

Outra iniciativa com o mesmo perfil, foi a realização do Casting Surpresa durante o evento, transmitido ao vivo pela TV, dando aos candidatos melhores colocados o direito de desfilar no Boqueirão Fashion.

Coleções maduras

Para Junior Gabardo, também mereceu destaque na edição deste ano o trabalho dos oito designers que integraram o Curitiba Mostra Moda, que apresentaram coleções maduras, autorais e com identidade própria.

“O trabalho revelou profissionais já prontos para dialogar com o mercado. Já os desfiles da Residência Criativa e do Projeto Bley Zornig conquistaram público e crítica com propostas mais experimentais e artísticas, reafirmando o caráter formativo e provocador do evento, que contou com amplo apoio dos empresários da tradicional rua de tecidos Bley Zornig”, finalizou Júnior Gabardo.

Organizado pela Regional Boqueirão, coordenada pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), com produção da Prefeitura de Curitiba Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Boqueirão Fashion foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar a cadeia criativa da moda a partir do segmento lojista de confecções estabelecido na Rua Bley Zornig – a rua temática da moda.