O 9° Boqueirão Fashion 2025 – Semana de Moda de Curitiba realiza na noite desta quinta-feira (31/7) o terceiro desfile na passarela da Rua da Cidadania do Boqueirão.
A abertura será feita com a apresentação das criações dos estudantes de moda da Universidade Tuiuti, às 19h30.
Na sequência, às 20h15, será a vez dos looks do Curitiba Mostra Moda, Our Project e dos Ícones Curitibanos e suas Obras, além da apresentação de um fashion film (obra audiovisual curta que expande a moda para além da passarela).
A noite terá ainda os desfiles da coleção de Ângela Scheffel e Silêncio Barulhento: o invisível da cidade, e a criação dos estudantes de moda da Uniandrade.
Casa cheia
Quarta-feira (30/7) foi mais um dia de casa cheia no Boqueirão Fashion 2025. Teve rainha da beleza no evento, a Miss oficial Curitiba 2025 Camila Tainá Teti.
Foram apresentadas várias propostas de looks, demonstrando toda a criatividade dos designers.
De acordo com o coordenador do evento, Júnior Gabardo, o curso de Design da Universidade Positivo apresentou uma coletânea rica em propostas visuais e conceituais.
“As criações fizeram várias experimentações com formas, contrastes e estruturas. A pluralidade estética das coleções deixou evidente o espaço para discursos identitários, ambientais e afetivos”, definiu.
Depois foi a vez da marca Dah Frolh apresentar seu trabalho, explorando texturas e volumes em criações com muita informação artesanal, criando uma experiência visual rica.
Identidade urbana
O encerramento da noite coube ao Curso de Moda do Centro Europeu, que trouxe trabalhos com a temática da identidade urbana, contemporânea e autoral. As coleções apresentadas refletiram processos criativos amadurecidos, conectados às tendências internacionais e, ao mesmo tempo, profundamente enraizados em referências locais.
O público também experimentou a estreia de uma nova modalidade no evento: a apresentação dos fashion films. Foram exibidos dois filmes: “Andejos”, que convidou o público a percorrer a cidade com outros olhos, e “O que mora aqui”, que emocionou e foi aplaudido com entusiasmo. Com imagens poéticas e forte carga simbólica, os filmes abriram novas janelas para pensar a moda como narrativa sensível e coletiva.
Última noite de desfiles
Nesta sexta-feira (1/8) será o encerramento do Boqueirão Fashion 2025. Somadas as quatro noites, serão 15 desfiles envolvendo 80 modelos e 300 looks autorais, além de centenas de profissionais envolvidos direta e indiretamente com a produção.
Organizado pela Regional Boqueirão, coordenado pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), com produção da Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o Boqueirão Fashion foi criado em 2017 com o objetivo de fomentar a cadeia criativa da moda a partir do segmento lojista de confecções estabelecido na Rua Bley Zornig – a rua temática da moda.