Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Viagem Encantada

Biblioteca sobre rodas incentiva crianças a ler

Em outubro, cinco mil estudantes de escolas municipais de Curitiba conhecerão o projeto O Mundo Mágico de Catarina - Uma Viagem Encantada pela Imaginação. Foto:Divulgação

Em outubro, cinco mil estudantes de escolas municipais de Curitiba conhecerão o projeto O Mundo Mágico de Catarina - Uma Viagem Encantada pela Imaginação. Um ônibus adaptado, com palco e biblioteca, passará por dez escolas municipais para apresentações de teatro e outras atividades que estimulem a leitura.

Os alunos assistem aos espetáculos e ainda fazem visitas acompanhadas à biblioteca no interior do ônibus, que tem dez títulos de clássicos da literatura infantil para o manuseio e a leitura. Obras como de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; O Bichinho da Maçã, de Ziraldo; e Marcelo, Marmelo, Martelo e outras Histórias, de Ruth Rocha, estão disponíveis para as crianças.

Os estudantes da Escola Municipal Arapongas, do bairro Novo Mundo, conheceram o ônibus nesta quarta-feira (3). Rafaeli Schnekemberg, de 10 anos, ficou impressionada. “Nunca imaginei um ônibus assim, cheio de livros e com as histórias que eu mais gosto de ler. Adorei ver personagens caracterizados e contando histórias de um jeito mágico”, disse Rafaeli.

A professora Maria Thereza Iglesias afirma que as crianças sentem mais vontade de ler depois de conhecer o ônibus. "Precisamos motivar e provocar a criança para a leitura. As histórias são carregadas de expressões de sentimentos e de relação com o mundo que elas precisam aprender”.

Projeto - O Mundo Mágico de Catarina é realizado pelo Canal/MKT com o apoio do HSBC e da Provopar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Elias Luiz Viana, responsável pelo Núcleo Cultura da Canal/MK, a ideia é apresentar a milhares de crianças, por meio do teatro e da leitura, os grandes clássicos da literatura infantil em um espetáculo itinerante composto por esquetes, leituras e improvisações.

“Todo esse universo está envolvido em uma linguagem cênica e lúdica, cuja mensagem principal é a do incentivo à leitura. O teatro estimula a imaginação e o objetivo principal é usar esse estímulo como ferramenta para incentivar o hábito de leitura entre as crianças”, explica Elias.

Próximas apresentações:

04/10 - Escola Municipal Elevir Dionysio
05/10 - Escola Municipal Jardim Santo Inácio
08/10 - Escola Municipal Prof. Dario Persiano de Castro Vellozo
09/10 - Escola Municipal Vila Torres
10/10 - Escola Municipal São José
11/10 - Escola Municipal Ulysses Silveira Guimarães
15/10 - Escola Municipal Mirazinha Braga
16/10 - Escola Municipal Ali Bark