Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prevenção às drogas

Aulas de muay thai em parceria com Instituto Shogun são retomadas

Parceria com Instituto Shogun oferta aulas de muay thai a crianças e adolescentes. Curitiba, 05/04/2022. Foto: Luiz Costa/ SMCS

 

Aulas de muay thai para aproximar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, desenvolver bons relacionamentos, como forma de abordagem para orientações e, principalmente, prevenção às drogas. A estratégia é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Instituto Shogun Rua, do lutador de artes marciais mistas (MMA) Maurício Shogun.

Sob a coordenação do Departamento de Política sobre Drogas, o projeto foi iniciado antes da pandemia de covid-19 e está sendo retomado nesta semana, com o chamamento de famílias interessadas nas aulas que estão programadas para ocorrer no Parque da Barreirinha.

“Quero agradecer o prefeito Rafael Greca pelo apoio desde sempre. Fomos obrigados a parar por conta da pandemia e agora estamos retornando nossas atividades, com foco na prevenção às drogas”, disse Shogun, em evento de reinauguração das aulas, no parque. 

Além do contato que está sendo feito diretamente pelos professores e voluntários do projeto na comunidade da Vila Leonice, quem quiser mais informações sobre as aulas pode entrar em contato pelo telefone (41) 3221-2999, do Departamento de Política Sobre Drogas. Serão duas turmas, com 30 vagas em cada, com aulas às terças e quintas-feiras à tarde.

“Criança que é ligada ao esporte, seja qual for, sinônimo de saúde e de vida, não vai para as drogas. O esporte restaura e aqui temos uma boa oportunidade para as crianças conhecerem a arte marcial”, incentiva o lutador.

Atrações no parque

Em tarde ensolarada para relançamento do projeto, Shogun acompanhou de perto as atrações ofertadas para a comunidade no Parque da Barreirinha, onde teve apresentação da banda do Colégio Estadual Cívico Militar Getúlio Vargas, presença da Aysha, a border collie que integra as atividades sociais da Guarda Municipal, e jogos ofertados pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude. 

Todas atividades atrativas como forma de abordagem social e interação com a população, colocando os serviços da Prefeitura à disposição de quem se interessar. “Enquanto o narcotráfico recruta nossas crianças para morte em troca de um tênis ou boné, estamos oferecendo vida pela prevenção através do esporte”, afirmou o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro. 

Retorno dos atletas mirins

Os frutos das aulas iniciadas em 2019, por meio da parceria, são exemplificados por participantes das primeiras turmas e que retornaram para a reinauguração, como Lucas Gabriel Lemos Gaudino da Silva, de 15 anos. Morador da Vila Leonice, ele conta que as aulas também tiveram a missão de discipliná-lo.

“Queria aprender a me defender, mas também a ter disciplina, porque eu era bem bagunceiro e não conseguia fazer nada direito na sala de aula”, diz Lucas.

Encorajado por um amigo, Fabio Santos Leitão, também de 15 anos, ele integrou uma das turmas de muay thai antes da pandemia. “Na arte marcial, eu gosto bastante dos golpes e de aprender o jeito correto de fazê-los”. 

Com apenas 10 anos, mas com a mesma empolgação dos colegas, Júlia Ribeiro de Melo mudou de endereço e quer continuar nas aulas. “Gosto de praticar a arte marcial, faço desde que eu era pequenininha”, compartilha.