Ir para o conteúdo
banner

Orgulho de Curitiba

Atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba conquistam medalhas no Brasileiro Sub-23 de Atletismo

Luiz Henrique Weiss e Maria Luiza Rabelo Jaime subiram ao pódio na inédita prova da meia maratona de marcha atlética do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 2026

Atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba conquistam medalhas no Brasileiro Sub-23 de Atletismo. Foto: Divulgação

Curitiba voltou a ser destaque no cenário nacional do atletismo com os excelentes resultados conquistados pelos atletas Luiz Henrique Weiss e Maria Luiza Rabelo Jaime no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-23 2026. A competição foi realizada no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, reunindo mais de 900 atletas de todo o país.

Os dois marchadores curitibanos, incentivados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, conquistaram medalhas na prova da meia maratona de marcha atlética (21.097 metros), novidade no calendário oficial da modalidade nesta temporada.

Luiz Henrique Weiss sagrou-se vice-campeão brasileiro sub-23 ao completar a prova com desempenho que o colocou na vice-liderança do ranking brasileiro da categoria e na terceira colocação do ranking nacional adulto em pista. Além da medalha de prata, o atleta estabeleceu o tempo de 1:38:18 (uma hora, trinta e oito minutos e dezoito segundos), dois novos recordes estaduais na distância, tornando-se recordista paranaense adulto e sub-23 da meia maratona de marcha atlética em pista.

“Foi uma competição muito importante para a minha trajetória. Além do vice-campeonato brasileiro, consegui melhorar minhas marcas e estabelecer novos recordes estaduais em uma prova inédita no calendário nacional. É um resultado que mostra a evolução do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos”, destacou Luiz Henrique.

No feminino, Maria Luiza Rabelo Jaime também brilhou ao conquistar a medalha de prata e o vice-campeonato brasileiro sub-23 da meia maratona de marcha atlética, confirmando o excelente momento da marcha atlética curitibana em nível nacional.

Maria cravou o tempo de 2.01.04 (duas horas, um minto de quatro segundos).

Os dois atletas são treinados pelo professor George André Cordeiro, servidor da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e também beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte. O trabalho desenvolvido pelo treinador tem contribuído para a formação e o alto rendimento de atletas da modalidade em Curitiba.

Para George André, os resultados refletem um trabalho consistente de preparação e investimento no esporte. 

“A conquista simultânea de dois vice-campeonatos brasileiros demonstra a força da marcha atlética de Curitiba. São atletas dedicados, que treinam diariamente em busca da excelência esportiva, e o apoio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte tem sido fundamental para que possam competir e alcançar resultados expressivos em nível nacional”, afirmou.


Incentivo ao Esporte

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba permite a utilização de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no apoio a projetos esportivos e paradesportivos.

Em 2026, a iniciativa apoia 734 projetos, sendo 573 atletas e paratletas 52 técnicos (as) e 109 instituições.

Ao longo de 25 anos de existência (iniciou em 2002), o programa já apoiou mais de 12 mil projetos esportivos, contribuindo para a formação de atletas que representaram Curitiba em importantes competições nacionais e internacionais.