Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Atletas beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba voltaram a se destacar em competições internacionais. Nas últimas semanas, representantes da cidade conquistaram títulos, medalhas e resultados expressivos no triatlo, esgrima, parabadminton e natação em águas abertas.
Ouro no triatlo
Nos Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026, realizados de 12 a 26 de setembro, na Argentina, Vinícius Avi Sant’Anna fez parte da equipe brasileira campeã do revezamento misto de triatlo. As disputas da modalidade aconteceram entre os dias 16 e 18 de setembro.
Ao lado de Djenyfer Arnold, Antonio Bravo e Vittoria Lopes, Vinícius conquistou o ouro no revezamento misto, resultado que também garantiu ao Brasil a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima. Beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, o curitibano também terminou na quarta colocação na disputa individual masculina.
A Seleção Brasileira de triatlo teve como técnico Homero Cachel, que também é beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba.
Título na esgrima
Curitiba também teve campeão sul-americano na esgrima. Alexandre Camargo, outro atleta beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, conquistou o título da modalidade nos Jogos Sul-Americanos Santa Fé 2026.
Do Japão para o topo do mundo
No parabadminton, Vitor Gonçalves Tavares conquistou a medalha de prata no Japan Para Badminton International 2026, disputado entre os dias 8 e 13 de setembro, no Ginásio Metropolitano de Tóquio, no Japão.
O curitibano foi vice-campeão na simples masculina da classe SH6. Vitor chegou à competição como líder do ranking mundial da classe SH6, posição alcançada pela primeira vez na carreira após uma sequência de bons resultados internacionais. No Japão, confirmou a boa fase com mais um pódio.
Vitor é beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, assim como Ítalo Hauer, técnico da Seleção Brasileira que integrou a comissão técnica da delegação no Japão.
Bronze inédito nas águas abertas
Curitiba também esteve representada no Campeonato Mundial Júnior de Natação em Águas Abertas, disputado de 3 a 6 de setembro, em Santa Fé, na Argentina.
Arthur Aguiar, beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, conquistou a medalha de bronze nos 10 km, com o tempo de 1h46min53s30. Foi a primeira medalha do Brasil na categoria Sub-19 em um Mundial Júnior de águas abertas.
Arthur também terminou na 6ª colocação na prova Knockout e foi 8º colocado no revezamento 4x1.500 metros.
A também incentivada Luísa Yang, uma das atletas mais jovens da competição, terminou na 23ª colocação nos 5 km.
Os dois fizeram parte da equipe brasileira no Mundial ao lado do técnico da Seleção Brasileira Ken Sorgi, que também é beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba. A competição reuniu 273 atletas de 39 países.
Incentivo ao Esporte
Os resultados internacionais reforçam a presença de atletas de Curitiba em competições de alto rendimento e o trabalho desenvolvido pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Curitiba.
O programa apoia atletas, paratletas, técnicos e instituições esportivas, contribuindo para a preparação e participação de representantes da cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Por meio do programa, recursos provenientes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) podem ser destinados ao apoio de projetos esportivos e paradesportivos. Em 2026, são apoiados 734 projetos, que contemplam 573 atletas e paratletas, 52 técnicos e técnicas e 109 instituições esportivas.
Ao longo de sua história, iniciada em 2002, o programa já apoiou mais de 12 mil projetos esportivos.