Texto: Miguel Angelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Mais duas ruas de bairros da Regional Boa Vista estão recebendo reciclagem do pavimento. As equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão realizando intervenções nas ruas Nazareno Collini, no Barreirinha, e Adelino Alexandrino Marquezini, no Atuba.
A iniciativa faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
A finalidade das obras é restaurar a camada asfáltica danificada, restabelecendo a qualidade estrutural do pavimento. Durante o andamento do trabalho, os motoristas precisam ter atenção para bloqueios de trânsito parciais e variáveis, de acordo com evolução dos trabalhos.
Ruas recuperadas
A Rua Adelino Alexandrino Marquezini, no Atuba, será completamente recuperada, em toda a sua extensão, ao longo de 185 metros. O trabalho inicial de preparação da superfície para receber a primeira camada de asfalto já foi concluído.
No bairro Barreirinha, na Rua Nazareno Collini, as obras estão mais adiantadas. A via já recebeu a primeira camada de pavimento, no trecho a partir da Rua Altevir Ramos de Proença até o final da via, numa extensão de 172 metros. Esta fase da intervenção foi concluída no final da manhã desta terça-feira (3/2).
Trabalho elogiado
O morador José Keller disse que a intervenção veio em boa hora porque o piso de antipó estava bastante desgastado. “Gostei muito da vinda do asfalto aqui na minha rua. Aqui é lugar com uma vista bonita e esta mudança deixa tudo melhor. Estou reformando a casa e isso valoriza ainda mais o imóvel”, comemorou.
No final da rua, ao lado de uma grande área verde, o casal João Caetano e Tereza Skori de Souza mora há 40 anos. Animado, João contou que boa parte das árvores próximas a uma nascente de água natural foi ele que plantou, o que ajuda preservar a mina d’água. A chegada do asfalto, para ele, completou a infraestrutura do local.
“Estão de parabéns, foi uma obra muito bem feita, planejada e fizeram com todo o capricho. A gente está feliz, está satisfeito. Quero aproveitar para parabenizar a Prefeitura de Curitiba”, disse o morador.
OUÇA AQUI
João Caetano de Souza, morador.
As fases das obras
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o dia 20 de fevereiro, se as condições do tempo permitirem. A técnica utilizada para requalificar estas ruas é a da reciclagem, que transforma vias desgastadas em pavimento renovado e mais resistente.
Numa primeira etapa, o maquinário retira a camada danificada do pavimento e faz reaproveitamento do material triturado, que é misturado com cimento e compactado para formar uma nova base para a nova pavimentação. A fase final é complementada com a aplicação de duas camadas de asfalto.
A pintura da sinalização horizontal somente é feita após a aplicação da segunda camada de asfalto. Até que isso aconteça, os motoristas devem ficar atentos à sinalização vertical e reduzir a velocidade ao trafegar próximo às obras.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.