Cinco Ruas da Cidadania receberão, de segunda (24/11) a quinta (28/11), as atrações da Semana Cultural do Artista com Deficiência. O evento é uma parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). O objetivo é mostrar a importância da arte como fator de transformação tanto do artista quanto da sociedade, a partir da conexão com o universo da inclusão.
Os espetáculos são grátis e começam sempre às 14h. Eles serão apresentados nas Ruas da Cidadania do Boqueirão (24/11), Pinheirinho (25/11), Portão/Fazendinha (26/11), Santa Felicidade (27/11) e, fechando a semana, na nova Rua da Cidadania da CIC (28/11).
“Será uma bela oportunidade para Curitiba conferir a inclusão atuando no movimento cultural da cidade”, afirma a secretária da SMDH, Amália Tortato.
Todos os artistas participantes da Semana serão remunerados pelo seu trabalho. “É uma forma de reconhecer o valor do trabalho de cada um, como acontece com qualquer outro artista. Venham prestigiar, se emocionar e celebrar conosco a força da arte e da inclusão”, diz a coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), Maria Francisca Cury.
Canto, dança e muito mais
Quem for à Rua da Cidadania do Boqueirão, na segunda-feira (24/11), assistirá às apresentações dos cantores cegos Isair e Genadir e o Coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC). No Pinheirinho, na terça-feira (25/11), sobem ao palco o grupo de teatro da Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas) e a Banda Tátil.
Na quarta-feira (26/11), três atrações são reservadas para o público da Rua da Cidadania Fazendinha: apresentações individuais de dança e capoeira, além de alunos com deficiência da Escola de Dança Fernanda Becker. Em Santa Felicidade, na quinta-feira (27/11), apresentam-se a Fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e os cantores Isair e Genadir. Para o último dia de shows (28/11), na CIC, foram escaladas a cantora Thais Castanho e a Banda Tátil.