Ir para o conteúdo
banner

Não repasse informações

Aposentado da Prefeitura, fique atento ao golpe da prova de vida por telefone

Alerta é necessário devido a ligações para beneficiários que foram convencidos de que estavam falando com a equipe do IPMC

Aposentado da Prefeitura de Curitiba, fique atento ao golpe da prova de vida por telefone. Foto: Hully Paiva/SECOM (arquivo)

Texto atualizado dia 3/3/2026.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) informa que a Prefeitura de Curitiba não realiza a prova de vida por telefone.

Nos últimos dias, aposentados da Prefeitura têm recebido ligações em nome do Instituto para realizar a prova de vida. O falso representante do IPMC pede a confirmação de dados pessoais e bancários, prática que não é adotada no procedimento.

A orientação é para que os aposentados não prossigam com a chamada e nem repassem informações aos golpistas.

Como é feita a prova de vida

O procedimento obrigatório aos aposentados e pensionistas deve ser realizado anualmente, para que os aposentados continuem recebendo seu benefício.

A prova de vida pode ser feita de diversas formas:

  • Consulta ou atendimento no ICS e na rede credenciada do plano de saúde,
  • Consulta ou atendimento pelo SUS de Curitiba,
  • Atendimentos na Perícia Médica da Prefeitura,
  • Atendimentos no IPMC,
  • Aplicativo GOV.BR (no mês do seu aniversário).

No caso do ICS e do SUS, não é preciso agendar o atendimento para fazer a prova de vida. Os atendimentos regulares do beneficiário (consultas, exames, vacinação) já caracterizam a renovação da prova de vida do IPMC.

Aqueles que não fazem a confirmação no intervalo de 12 meses são comunicados por carta com informação sobre a data e o horário que devem comparecer presencialmente no Instituto para a confirmação de que estão vivos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento do IPMC, pelo telefone (41) 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br