Ir para o conteúdo
banner

Saúde e bem-estar

Alunos da Universidade Aberta da Pessoa Idosa resgatam memória afetiva na Cinemateca de Curitiba

As turmas da Unapi Cajuru e Bairro Novo assistiram ao documentário Belarmino e Gabriela, que conta a história da dupla sertaneja que marcou o Brasil nas décadas de 1940 a 1970

Alunos da Unapi vão ter uma aula especial na Cinemateca. Curitiba, 21/05/2026 Foto: Levy Ferreira/SECOM

A Sala Groff, de exibição de filmes da Cinemateca de Curitiba, recebeu nesta quinta-feira (21/5) duas turmas da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Unapi), das Regionais Cajuru e Bairro Novo, para uma exibição especial do documentário Belarmino e Gabriela, que conta a história da dupla sertaneja que marcou o Brasil nas décadas de 1940 a 1970.

Na última aula, os alunos estudaram sobre o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que trata sobre saúde e bem-estar, e a mediadora da Unapi Cajuru, Carla Trisotto, explica que a visita ao espaço cultural traduz o ensinamento na prática.

“Não é um passeio por um passeio, tem uma intencionalidade, que hoje é o resgate da memória. Temos a questão de trabalhar as funções cognitivas dos alunos entenderem a música de novo, trazer esse repertório para vida deles e o sair do isolamento”, explicou Trisotto.

OUÇA AQUI
Carla Trisotto, mediadora da Unapi Cajuru

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Para a aluna Deusuita Bonfimm Serotivki Lyrio, 67 anos, a atividade anda de mãos dadas com o propósito da Universidade, que trouxe para a sua vida e de seus colegas mais motivação para viver bem.

“Eu acho essa interação dos idosos com o conhecimento maravilhosa, porque a gente sabe que existe o etarismo hoje em dia. Nós somos 60+, mas temos atividades físicas e a parte intelectual. Já pedi para ter outro curso ano que vem, porque a gente se sente bem, se produz pra ir pra aula, a Unapi veio para acrescentar”, disse Deusuita.

OUÇA AQUI
Deusuita Bonfimm Serotivki Lyrio, professora aposentada e aluna da Unapi

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Cinemateca de Curitiba

Idealizada em 1975, pelo escritor e diretor Valêncio Xavier, a Cinemateca foi inicialmente alojada em um local anexo ao Museu Guido Viaro, no Largo da Ordem. A sede própria, no prédio histórico onde fica até hoje, foi institucionalizada em 1991, e construída entre os anos 1994 e 1996, incorporando duas unidades históricas de preservação.

A psicóloga aposentada e aluna, Eneida Neves da Rocha, 67 anos, conta que conhecer o espaço cultural com a sua turma é motivo de orgulho. “Para mim, a Unapi foi uma surpresa muito grande, porque eu não esperava isso. Quando a Carla foi nos trazendo os temas, eu fiquei pensando meu Deus, como é bom estar aqui! E aí, eu vi que tem mais coisas do que o que eu já tinha visto a vida inteira”, contou a aluna. 

OUÇA AQUI
Eneida Neves da Rocha, psicóloga aposentada e aluna da Unapi

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Unapi

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) é resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano do município (SMDH), das administrações regionais Bairro Novo, Boa Vista e Cajuru, onde ocorrem as aulas, e das secretarias de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).