Ir para o conteúdo
banner

Juventude curitibana

Agentes da Cidadania participam da abertura das atividades de 2026 em duas regionais

Agentes da Cidadania participam de encontro de abertura das atividades de 2026 nas regionais Boqueirão e Cajuru. Foto: Divulgação

Texto: Henrique Giglio
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Os Agentes da Cidadania das regionais Boqueirão e Cajuru abriram nesta semana as atividades de 2026. A reunião, organizada pela diretoria de Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj),  teve como objetivo alinhar as diretrizes e as ações previstas para o ano, além de valorizar o papel dos agentes no fortalecimento da participação comunitária.

A programação incluiu uma atividade de integração, na qual os agentes escreveram mensagens que serão entregues junto a presentes. A ação buscou promover reflexão e reconhecimento da importância das mulheres tanto na comunidade quanto na vida cotidiana.

Para o diretor de Juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Rogério Sech, encontros como esse reforçam o propósito do trabalho desenvolvido pelos agentes nas comunidades.

“Os Agentes da Cidadania desempenham um papel fundamental na aproximação entre o poder público e a comunidade, levando informação, acolhimento e promovendo a participação cidadã nos territórios”, afirmou.

Durante os encontros, também houve um momento especial em alusão à Semana Internacional da Mulher. A Agente da Cidadania Izabelle de Oliveira Rodrigues apresentou um poema dedicado a elas, destacando sua força, coragem e contribuição para a sociedade. 

Agentes de Cidadania

O programa Agentes de Cidadania é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Governo do Estado do Paraná em parceria com o Município de Curitiba, por meio da Assessoria da Juventude, e oferta uma bolsa-auxílio para o jovem que desenvolve seu projeto nos Centros da Juventude de Curitiba.

Os jovens que participam do programa, elaboram e executam projetos esportivos, sociais e culturais voltados à juventude, com o objetivo de incentivar o protagonismo jovem e a participação comunitária. Eles também participam de encontros formativos, palestras e atividades educativas, colaboram na divulgação de ações da prefeitura, apoiam eventos nas regionais e atuam como multiplicadores de informações e valores de cidadania em suas comunidades.

Para participar do Programa Bolsa Agentes da Cidadania, os adolescentes e jovens interessados precisam atender a alguns critérios:

Apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania exequível e no interesse da comunidade;

- Quando em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino;

- Ter renda mensal familiar “per capita” menor ou igual a um salário mínimo.

Bolsas

As bolsas de agentes de 14 a 17 anos são pagas por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Já as bolsas voltadas à faixa etária de 15 a 24 anos são pagas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Paraná Seguro.

Para maiores informações sobre como ingressar no programa, o telefone da Assessoria da Juventude é 3350-3736 e o e-mail juventude@curitiba.pr.gov.br.