Texto: Claudia Maria Teixeira de Almeida
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Os artesãos de Curitiba podem aprimorar técnicas, ampliar conhecimentos e fortalecer conexões profissionais na programação da próxima semana do Liceu de Ofícios Criativos. Entre os dias 22 e 26 de junho, serão realizadas oficinas, roda de conversa e uma live temática voltadas ao desenvolvimento criativo e empreendedor dos participantes.
Todas as atividades são gratuitas e as vagas são limitadas. Por isso, a recomendação é que as inscrições sejam feitas com antecedência para garantir participação.
Louças ganham nova vida
A programação começa na segunda-feira (22/6) com a oficina Louças de Vidro Decoradas, ministrada pela artesã e professora Angélica Lacerda (@mariangelicalacerda). Os participantes aprenderão a transformar pratos, travessas, copos e outros utensílios de vidro por meio da técnica da decupagem com guardanapos, além de detalhes em pintura utilizando stencil e esponjado.
Materiais que os participantes devem levar:
- Prato, travessa ou prato de bolo em vidro transparente (tipo Duralex);
- Pincéis macios e largos (cerdas escuras);
- Rolinho de espuma;
- Goma laca incolor;
- Guardanapo de papel para decupagem;
- Cola para decupagem;
- Tesoura;
- Paninho para limpeza dos pincéis;
- Bandeja de isopor para misturar e apoiar as tintas.
Como enfrentar situações difíceis nas vendas
Na terça-feira (23/6), às 14h, o canal do Liceu de Ofícios Criativos no YouTube recebe uma edição especial do Papo de Artesão.
Com participação das artesãs Adriana Metzger e Mônica Mota, a live Como Lidar com Clientes Difíceis e Situações Delicadas nas Vendas abordará temas como posicionamento profissional, empatia, definição de limites e resolução de conflitos. A conversa será conduzida pelo perfil @papodeartesao e trará exemplos práticos para ajudar artesãos a conduzirem negociações de forma mais segura e profissional.
A transmissão será realizada ao vivo pelo canal do Liceu de Ofícios Criativos no YouTube. https://www.youtube.com/liceudeoficioscriativos.
Um espaço para criar, sentir e florescer
A programação segue na quarta-feira (24/6), às 9h, com a roda de conversa “Criar, Sentir e Florescer”, conduzida pela especialista em desenvolvimento pessoal Simone Assenço (@simoneassenco.consultoria). O encontro mensal é dedicado à escuta, acolhimento e troca de experiências entre profissionais da economia criativa. Nesta edição, o tema proposto será “Como tenho cuidado da minha criança interior?”.
Além da conversa mediada por práticas de arteterapia, haverá um café colaborativo. Os participantes são convidados a levar um prato doce, salgado ou uma bebida para compartilhar, fortalecendo os vínculos e o espírito de comunidade entre os artesãos.
Dobraduras que unem arte e funcionalidade
No dia 25 de junho, quinta-feira, a artesã Akemi Nishida, do perfil @itazura.crafts, ensinará a confeccionar um porta-lápis utilizando a tradicional técnica japonesa do origami. A oficina apresentará conceitos básicos e intermediários das dobraduras, permitindo que cada participante desenvolva uma peça funcional enquanto exercita concentração, coordenação motora e criatividade.
Os materiais serão fornecidos pelo Liceu.
Tricotin transforma fios em decoração criativa
Encerrando a semana, sexta-feira (26/6), a artesã Denise Gomes, da @soldadinhotricotin, comandará uma oficina dedicada à técnica do tricotin. Os participantes aprenderão a produzir um porta-foto em formato de urso, explorando as possibilidades criativas do cordão tubular moldável que conquistou espaço na decoração contemporânea. A atividade também contará com uma aula bônus para produção de uma ponteira de lápis em formato de urso utilizando tricotin sem arame.
Materiais que os participantes devem levar:
- Agulha de crochê (3.5, 4 ou 4.5);
- Tesoura;
- Alicate, preferencialmente do tipo meia cana.
- Todos os demais materiais necessários para a oficina serão disponibilizados pelo Liceu.
Quem pode participar
Os cursos são destinados a artesãos com Carteira Nacional do Artesão, manualistas classificados pelo Governo Federal — como profissionais que atuam com costura à máquina, feltro, velas ou sabonetes artesanais — e profissionais da Economia Criativa, entre eles ilustradores, designers, artistas plásticos e fotógrafos que trabalham com processos autorais e produção manual.
Artesãos que ainda não possuem a Carteira do Artesão também podem participar, desde que estejam em processo de solicitação do documento.
Nos casos de manualistas sem carteira, profissionais da Economia Criativa ou artesãos que ainda não possuem o documento, é necessário solicitar autorização prévia da coordenação do Liceu antes da inscrição. A participação poderá ser analisada mediante comprovação de atuação profissional na área, com evidências de processo criativo, produção manual e comercialização das peças.
A solicitação de autorização deve ser feita previamente pelo WhatsApp: (41) 3250-7710.
Serviço
Liceu de Ofícios Criativos
Local: Rua Mateus Leme, 22 – São Francisco
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: https://linktr.ee/liceudeoficios