Ir para o conteúdo
banner

Fim do ano

Ações educativas orientam turistas sobre segurança no trânsito durante o Natal em Curitiba

Ações educativas orientam turistas sobre segurança no trânsito durante o Natal em Curitiba. Curitiba, 18/12/2025. Foto: Divulgação

A Secretaria de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio da Superintendência de Trânsito de Curitiba, intensificou as ações de orientação e educação no trânsito durante o período de fim de ano, quando a cidade registra um aumento significativo no número de visitantes. A expectativa é que aproximadamente 322 mil turistas passem pela capital atraídos pela programação do Maior Natal do Brasil.

As abordagens educativas estão sendo realizadas pela Escola Pública de Trânsito (ABC Trânsito) em locais estratégicos, como pontos de grande circulação de turistas e áreas próximas às atrações natalinas. O foco é alertar sobre os cuidados no trânsito, especialmente em relação às canaletas exclusivas do transporte coletivo, que possuem fluxo constante de veículos pesados.

Segundo a diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, a principal preocupação é evitar que a atenção dos visitantes fique voltada apenas às atrações visuais da cidade, colocando-os em situação de risco.

“Nosso objetivo é conscientizar os turistas de que o uso das canaletas é exclusivo para os ônibus e que, mesmo apreciando o Natal, eles mantenham a atenção no trânsito para evitar atropelamentos e sinistros”, afirma Melissa Puertas, coordenadora da Escola de Trânsito.

Além das ações educativas, a Superintendência de Trânsito também reforçou a presença de agentes e as orientações em diferentes pontos da cidade. As ações educativas estão sendo realizadas no ponto da Linha Turismo, na Rua 24 Horas, e na Rodoferroviária, onde os turistas recebem orientações sobre travessias seguras e uso do cinto de segurança em viagens intermunicipais e estaduais.

“Estamos reforçando os cuidados que os turistas precisam ter, como ao atravessar as canaletas do transporte coletivo, além de ampliar a presença de agentes de trânsito nas regiões com atrações, como o Parque Barigui”, destaca Bruno Pessuti, superintendente de trânsito.

A SMDT reforça que as ações têm caráter preventivo e educativo, com o objetivo de garantir um período de festas mais seguro tanto para moradores quanto para visitantes, priorizando a preservação da vida e a redução de acidentes no trânsito.