A Agência Curitiba de Desenvolvimento fechou 2010 com 123 empresas inscritas no programa Tecnoparque e 16 mil empregos diretos pelas empresas do programa.
Outro resultado positivo foi o convênio assinado com o Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com a PUC, que proporcionou o fomento a Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos. O valor do convênio e de R$ 8.753.054,00, mais R$ 972.561,56 da contrapartida da Prefeitura de Curitiba.
A cooperação técnica com a UTFPR também é uma das ações de sucesso da Agência. O acordo estabelece o desenvolvimento de diversos projetos, capacitação de empresários, através de parceria com o SENAI/RETEC, para elaboração de projetos de captação de recursos de subvenção.
Outra cooperação técnica ocorreu entre a Prefeitura e Instituto BIET - projeto pioneiro de reciclagem do lixo tecnológico instalado no Curitiba Tecnoparque que arrecadou 50 toneladas lixo tecnológico em 2010.
A Agência Curitiba, por meio do programa Lapidando Talentos TI, elaborou o curso de Programação Trainee 2010, segunda turma, com a inscrição de 565 alunos. No Programa Lapidando Talentos Copa 2014, recebaram certificados no curso de Inglês Básico – EAD 952 participantes.
Em 2010, a Prefeitura de Curitiba liberou R$ 5 milhões para o programa ISS Tecnológico, programa de incentivo da Agência Curitiba, além de receber requerimentos de aptidão de 296 empresas e incentivar outras 65 até 24 de novembro de 2010. Foram R$ 330 mil de contrapartida oferecidos pelas empresas.
No Parque de Incubadoras, são quatro barracões empresariais, com 28 empresas em 32 módulos e 142 empregos diretos gerados com o programa da Prefeitura.
Empreendedores - Através do programa Profissão Empresário, que funciona nas Unidades Regionais da Agência Curitiba, a Prefeitura atendeu 13.440 empresários, empreendedores e contadores, formalizou 156 microempresas e 1.716 microempreendedores individuais.
Os Mutirões de Legalização de Micro Empreendedores, ofereceram 1.992 consultas comerciais, 3.642 informações sobre os Programas da Agência e 423 serviços enviados à Jucepar para alterações de contratos sociais.
Bom Negócio - Com o Programa Bom Negócio, em 2010, a Prefeitura visitou 13.233 empreendimentos, atendeu 56 comunidades e formou 1.902 empreendedores em Curitiba e Araucária, Região Metropolitana.
Foram 48 instituições beneficiadas pelos participantes do Bom Negócio, que receberam mais de 10 toneladas de doações. O programa realizou dois eventos de formatura, com 3.500 participantes, o lançamento dos Selos Comemorativo dos 5 anos do Bom Negócio e “Curitiba Cidade Empreendedora”, em parceria com os Correios.
O Bom Negócio participou ainda da Semana Global de Empreendedorismo, levando varias ações para aproximadamente 15 mil pessoas. E fortaleceu parcerias com a Fecomércio, Fiep, Faciap,Sebrae, ACP, Spei, BB, CEF, Comunidade Escola, SME, SMDS, Correios, Kaminsk e Avalca, Fortti Advogados, Sincontiba, Euax, Forti Advogados, Doma Design, Luccaco, Câmera de Comércio Italiana, Fullmarketing e Geração Sustentável. Foram distribuídas cinco edições do Jornal Bom Negócio totalizando 285 mil exemplares.
O Núcleo de Design da Agência Curitiba de Desenvolvimento ofereceu gratuitamente 81 assessorias aos empreendedores do Bom Negócio, criou o Selo de Comemoração dos 5 anos do Bom Negócio, o Selo Curitiba Cidade Empreendedora, a capa do Guia do Investidor 2010 e co-realizou a 3ª Bienal Brasileira de Design, em parceria com a Universidade Positivo, FIEP, Centro de Design e C2i.
O Núcleo de Assuntos Internacionais da Agência Curitiba participou da criação do grupo “1ª Exportação”, em parceria com SEIM/FIEP/ACP/SECEX/Correios, colaborou na organização da Rodada de Negócios Brasil X Argentina, com a participação de 40 empresários argentinos, atendeu a Ernest Young filial francesa, no projeto de investimento denominado – “Project Yellow”, além da Deloitte americana, nos seguintes projetos de investimento: Project Cayenne e Project Carrera.
Também organizou a participação da Agência no 3º Encontro de Desenvolvimento de cidades Bogotá-Colômbia; recepcionou delegações oficiais da Itália (Tecnologia tratamento do Lixo), França (projeto de incubadoras), Eslovênia (Tecnologia), Paraguai, (Cônsul para iniciar intercâmbio) e Argentina (tecnologia equipamento de resfriamento).
Delegações - O Núcleo de Assuntos Internacionais realizou ainda palestras sobre Internacionalização de pequenas empresas no “Ciclo Avançado” e Empreendedores OPET e participou também do planejamento e criação da Câmara de Internacionalização da ACP.
A Agência Curitiba ainda recebeu diversas delegações empresariais da Polônia, República Dominicana, Itália, USA, China, Japão, Portugal e Argentina, além da visita prefeito de Puebla/México, que veio à capital do Paraná buscar experiência de gestão pública e ações locais para o desenvolvimento para levar à administração mexicana.
O Núcleo de Competitividade elaborou diagnóstico e levantamento de requisitos para a definição da plataforma do Sistema SGIS (Sistema de Gestão de Informações Socioeconômicas) e fez atendimento e prospecção de diversas empresas e investidores sobre possibilidades de instalação de novos negócios em Curitiba. Realizou o 1º Seminário de Logística Urbana de Curitiba.
O Núcleo teve aprovado o pré-projeto de Melhoria do Desempenho Logístico na Cidade (Plano Logístico) pela Prefeitura de Curitiba, Ministério das Relações Exteriores e pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.