Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Parceria

Usina 5 e Reação Urbana se unem na reurbanização do Vale do Pinhão

14/11/2017 20:22:00

Investidores, arquitetos, produtores de eventos e representantes de instituições de fomento e turismo participaram, na tarde desta terça-feira (14/11), do evento de assinatura de um protocolo de intenções do movimento Reação Urbana com o espaço Usina 5 para o desenvolvimento em conjunto de atividades culturais e promoção da reurbanização do Vale do Pinhão. Na mesma cerimônia, também foi entregue o relatório do Laboratório de Reação Urbana, evento realizado no Engenho da Inovação entre os dias 24 e 29 de outubro, que teve por objetivo mapear e iniciar o trabalho de análise das regiões do Vale do Pinhão, que englobam o Rebouças e o Prado Velho.

O novo espaço requalificou o antigo moinho de açúcar Diana, fechado há mais de 10 anos, que engloba uma área de mais de 50 mil metros quadrados e servirá para realização de eventos de pequeno, médio e grande porte, com grande estrutura de estacionamento, facilidade de acesso e apoio. O primeiro teste aconteceu no começo de outubro com o evento Tribal Tech, que reuniu mais de 10 mil pessoas, sendo 4 mil turistas, elogiado nacionalmente pela estrutura e sem qualquer registro de ocorrência ou perturbação na região.

A ideia dos empreendedores foi manter a estrutura original da antiga fábrica, preservando o aspecto fabril e de estocagem, o que encanta os produtores e frequentadores. “Preservamos a história do lugar, conseguimos manter o mais original possível, com essa decoração industrial que muitos tentam montar, aqui temos como original”, comenta Patrik Cornelsen, sócio do espaço que já está adequado às normas de segurança que os espaços de eventos precisam seguir. Cornelsen ressalta a expectativa com o programa Vale do Pinhão da Prefeitura de Curitiba: “O Vale do Pinhão vem para desenvolver e integrar todos esses polos da região, ele foi e é fundamental para o desenvolvimento da região. O próprio espaço aqui, antes de se chamar Usina 5, chamávamos de Ponta do Pinhão, por estar na ponta da delimitação do Vale”, finaliza.

O grandioso espaço é estratégico para a cidade e conectado com a Linha Verde de um lado, a Rua Aluízio Finzeto de outro e a Rua Imaculada Conceição na outra ponta. É um dos exemplos de transformação industrial possível para a região do Vale: “O Usina 5 representa de forma icônica um processo de transformação. Nós estamos falando de uma antiga área industrial, que agora é reaproveitada para abrigar eventos de todos os portes e instalações fixas como escritórios, coworkings, cafés etc”, ressalta Orlando Ribeiro, presidente da Oscip Reurb, gestora do movimento Reação Urbana.

Participaram do evento representantes da Paraná Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), Instituto Municipal de Turismo, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Coletivo Alimentar, arquitetos, investidores e produtores de eventos.

Acompanhe o calendário de atividades e eventos do movimento Reação Urbana no site: http://www.gazetadopovo.com.br/haus/reacao-urbana/

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484