Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações sindicais

Saúde cria mesa de negociação permanente com trabalhadores

A Secretaria Municipal da Saúde está implantando uma mesa de negociação permanente do SUS Curitiba, com o objetivo de estabelecer um fórum de negociação entre empregadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde, sobre pertinentes às relações de trabalho. Seguindo uma diretriz do Ministério da Saúde, a mesa de negociação contará com representantes das secretarias municipais da Saúde, Recursos Humanos e do Trabalho e da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes).

“Combinar os interesses e as necessidades dos trabalhadores da saúde, respeitando os limites e a estrutura da gestão, é mais um passo para alcançarmos a melhoria efetiva da qualidade dos serviços prestados à população e garantirmos o acesso aos serviços públicos de saúde, sua humanização e o aumento da resolutividade”, afirmou  Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.

O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (10) e serviu para o alinhamento inicial do trabalho.
 
Cid Cordeiro Silva, representante da secretaria do Trabalho e Emprego, ressaltou a importância de uma mesa de negociação permanente, que não se restrinja apenas às discussões da data base dos trabalhadores da saúde, que é no mês de março. “Com a mesa estamos mudando uma cultura na Prefeitura. Desde o início do ano passado a administração municipal negocia as reivindicações de forma muito aberta, avançando no que é possível, sempre com responsabilidade”, disse.

“É importante termos esse diálogo permanente, que certamente trará avanços para ambos os lados”, frisou Sérgio Mahlmann, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

A agenda da mesa municipal de negociação permanente segue os passos determinados pelo Ministério da Saúde. Já foi apresentada para o Conselho Municipal da Saúde e nesta quinta-feira (10) será apresentada em plenária para a escolha da bancada sindical, que será formada por representantes de sete sindicatos. No dia 11 de agosto acontecerá a primeira reunião da mesa com um representante da mesa nacional de negociação permanente, enviado pelo Ministério.