Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Semana do Meio Ambiente

Safári dos Sentidos e novos recintos no Zoo são destaque na programação

03/06/2011 09:28:00

Safári dos Sentidos, novos recintos para animais do Zoológico Municipal, Dia do Amigo Bicho, coleta especial de lixo tóxico e a tradicional feira no calçadão da rua XV de Novembro são algumas das atividades programadas pela Prefeitura de Curitiba para comemorar a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 11 de junho.

Neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, começará a exposição Safári dos Sentidos, no Museu Botânico de Curitiba. A exposição é direcionada aos deficientes visuais, que terão contato com animais taxidermizados do acervo do Museu de História Natural. Haverá placas em braile com nomes e curiosidades e sons dos animais.

Ainda no domingo, no parque Barigui, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai expor uma embarcação carregada com entulho retirado de rios da capital. A intenção é mostrar o grave problema causado pelos resíduos sólidos lançados nos cursos fluviais. A exposição faz parte de um trabalho de mobilização social junto com o projeto Águas do Amanhã, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

O lixo reciclável recolhido durante o dia no parque será usado posteriormente por artistas plásticos para a confecção de obras de arte a partir desse material. Quem for ao parque Barigui no dia 5 de junho ainda poderá participar de oficinas de reciclagem de lixo, gincanas e ajudar na coleta do lixo reciclável produzido no próprio parque.

Além do GRPCom e da Prefeitura, a ação em favor dos rios curitibanos terá a participação da empresa Cavo – responsável pela coleta de lixo em Curitiba –, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do banco HSBC.

Na segunda-feira (6), começa na Rua XV de Novembro a tradicional Feira do Meio Ambiente, com exposição de práticas de sustentabilidade envolvendo a participação de vários órgãos. A feira prossegue a semana toda.

Bichos - Animais do Zoológico de Curitiba também terão um presente especial na Semana do Meio Ambiente. A Prefeitura vai inaugurar 15 novos recintos para pequenos animais, aves e primatas como o mico-leão-de-cara-dourada, ararajuba e papagaios.

Os novos recintos foram parcialmente financiados pela Petrobras e acomodarão melhor animais que antes ficavam na área de isolamento do Zoológico e do Passeio Público.

Os recintos ficam perto da administração, numa área de 335 metros quadrados, seguindo o mesmo modelo dos recintos das aves do Passeio Público. As novas casas contam com área de refúgio para os animais se recolherem nos dias frios.

Cada uma das portas que separam o ambiente externo do interno tem um buraco estratégico para os animais se recolherem a qualquer hora. Para os dias quentes, os novos recintos têm um sistema de aspersão de água que aliviará o calor.

Proteção animal - Fechando a programação, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará no dia 11 de junho mais uma Feira Amigo do Bicho, no parque São Lourenço, O trabalho faz parte das ações da Rede de Defesa e Proteção Animal, da Prefeitura.
Durante a feira estão programadas várias atividades, entre elas a microchipagem de animais domésticos por uma equipe do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Prefeitura.

Outra atividade programada é o teatro de bonecos, explicando temas relacionados à posse responsável de animais. As explicações serão dadas por funcionários da Prefeitura. Também haverá uma apresentação de bonecos feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostrando os animais que existem em Curitiba.

Programação Semana do Meio Ambiente

Domingo, 5 de junho: Safári dos Sentidos, no Museu Botânico, às 10 horas.
Domingo, 5 de junho: Exposição com lixo no Parque Barigui.
Segunda-feira, 6 de junho: Início da Feira do Meio Ambiente no Calçadão da Rua XV de Novembro, perto da Boca Maldita, 8 horas.
Sexta-feira, 10 de junho: Recintos para animais do Zôo – Inauguração às 10 horas, no Zoológico Municipal de Curitiba.
Sábado, 11 de junho: Feira do Amigo Bicho no parque São Lourenço, às 10 horas.
 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484