Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Guarda Municipal

Regional Matriz concentra maior número de ocorrências atendidas

A Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito divulgou nesta terça-feira (02/05) o Mapa do Crime na cidade. Composto por dados estatísticos e gráficos, o levantamento mostra as principais ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, assim como horários de maior incidência, percentual de prisões e flagrantes, as ocorrências em equipamentos municipais.

No período de janeiro a abril, o maior percentual de ocorrências foi atendido na Regional Matriz (22%), seguida das regionais Boqueirão (11%), Boa Vista (11%) e Bairro Novo (8%).

O bairro com maior número de ocorrências foi o Centro (1.131), seguido do Sítio Cercado (462) e da CIC (432). Os principais atendimentos da guarda são casos de Roubos e Danos ao Patrimônio Público (25%).

De janeiro a abril, a Guarda Municipal atendeu 6.781 ocorrências. Mais de 90% das ocorrências atendidas foram diurnas e houve aumento das prisões em flagrante - de 62% somente na Patrulha do Transporte Coletivo. 

Efetividade

O Mapa do Crime começou a ser desenvolvido em janeiro, já no primeiro dia da gestão do prefeito Rafael Greca. A ideia é qualificar as informações para a maior efetividade do patrulhamento preventivo e operações principalmente da Guarda Municipal e da Setran. 

“Os dados são apresentados aos inspetores chefes das regionais para cobrarmos resultados periodicamente.’, explicou o secretário da Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.

Estes dados também serão integrados com os de municípios da Região Metropolitana que compõem o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais. 

Conselhos de segurança

Na última semana, a Secretaria da Defesa Social reuniu-se com representantes de 17 conselhos comunitários de segurança (Conseg) da cidade para apresentar o Mapa do Crime.

Os participantes do encontro discutiram medidas de apoio mútuo e a união de forças entre os moradores, o município e os organismos que integram o colegiado para prevenir a violência, desenvolver medidas que contribuam para o enfrentamento da criminalidade e para o aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança comunitária.

Para o coordenador técnico do Gabinete de Gestão Integrada, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, a reunião representou um avanço em todos os pontos discutidos. “Com a participação dos Conseg, a comunidade vai trazer demandas e anseios de segurança”, disse. Novos encontros com os Conseg serão feitos mensalmente.

Também participaram da reunião o superintendente da secretaria, Marcos Motta, o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, o procurador da secretaria, Mauro Rocha, o ouvidor da Guarda Municipal, Augusto Muggiati, e os diretores da secretaria Cesar Sousa e Elcio Fuscolin.