Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Prefeito atualiza o programa Bom Negócio e foca a inovação

30/08/2018 10:03:00

Como parte da proposta de transformar Curitiba na cidade mais inteligente do país, o prefeito Rafael Greca irá lançar, na próxima quarta-feira (5/9), o programa Bom Negócio – Vale do Pinhão. É a nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial do município, voltada agora ao fomento da inovação.

O curso é totalmente gratuito e será ofertado até dezembro deste ano. As inscrições começam no dia 6 de setembro e vão até o fim do mês no site http://www.bomnegocio.curitiba.br/

Nesse novo modelo, micro e pequenos empreendedores convencionais e de alto impacto (startups) de Curitiba serão preparados para adotar uma nova cultura de negócios. O programa prevê o uso da tecnologia como aliada do crescimento, a adoção de gestões mais modernas, o compartilhamento de ideias e a aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.

O Bom Negócio Vale do Pinhão é fruto de uma reformulação do programa de capacitação empresarial da Prefeitura. Foram três meses de trabalho, numa ação que mobilizou vários integrantes do ecossistema de inovação da cidade. “O processo de construção do novo programa envolveu 23 parceiros, entre representantes da Prefeitura, de universidades, de entidades de fomento, especialistas em gestão e o terceiro setor”, explica a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

No processo de atualização do programa foram realizadas reuniões semanais com a finalidade de planejar, fazer ajustes e validar a execução. Para Cris, a mobilização de todo o ecossistema para a criação do Bom Negócio – Vale do Pinhão, por si só, já é uma inovação. “Conseguimos reunir profissionais especialistas, muitos deles concorrentes em suas áreas, para pensar solidariamente em prol do empreendedorismo em Curitiba”, comemora.

Segundo ela, o esforço conjunto resultou em uma “jornada empreendedora”, com conteúdos à distância, semi-presencial e presencial, workshops e mentorias.

Em seu modelo original, o Programa Bom Negócio foi responsável pela capacitação de mais de 13 mil pessoas em gestão empresarial, de 2005 e 2012.

Cursos

As inscrições para o Bom Negócio – Vale do Pinhão começam na quinta-feira (6/9) e vão até o fim do mês. Inscrito, o participante já poderá iniciar as aulas à distância que serão ministradas também através da página do programa na internet.

Mari Pessin, assessora técnica da Agência Curitiba e coordenadora do Bom Negócio – Vale do Pinhão, explica que o programa terá uma jornada de 86 horas. As etapas, denominadas de “rotas” serão presenciais e à distância (EAD).

Na Rota 1, de 16 horas, serão abordados temas como planejamento, mercado e finanças. Esta rota é à distância e todos os alunos precisarão passar por ela. A Rota 2 é composta por EAD (14 horas) e workshops, que ocorrerão no Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba, no Rebouças.

A Rota 3, de 56 horas, é presencial e terá sete encontros temáticos (gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócio). Os encontros presenciais ocorrerão em espaços das instituições parceiras, em vários pontos da cidade.

Ao longo da jornada, o empreendedor poderá realizar mentorias com cerca de 100 “padrinhos”, inscritos no programa, recebendo orientação para melhoria do negócio, assim como, contará com o apoio dos mentores para acompanhar o desenvolvimento da micro e pequena empresa e oferecer aconselhamento para os problemas do dia a dia. A mentoria já poderá ser requerida, no site do programa, a partir da Rota 2.

Após concluir o programa, o empreendedor receberá um certificado contendo três selos: Pinhão, Araucária e Gralha Azul, cada um deles representando uma etapa de formação e a evolução do empreendedor no programa. A formatura da primeira turma do Bom Negócio – Vale do Pinhão irá ocorrer no início de dezembro.

 


 

Parceiros do novo Bom Negócio – Vale do Pinhão:

- Associação Comercial do Paraná (ACP)

- Centro Europeu Profissões

- Endeavor

- Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR)

- Escola Conquer

- Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio)

- Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP)

- Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE)

- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

- Universidade Positivo

- Centro Universitário de Maringá (Unicesumar)

- Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj)

- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR)

- Faculdade Fesp

- Universidade Opet (UniOpet)

- Fernanda Massote Consultoria e Coaching de Carreira

- Lilian Noguchi

- Autem Solutions

- Haze Shift

- Kultivi

- Libercoach

- M&L Produções

- Novozymes

 


 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484