Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Nova gestão do Conselho da Cidade amplia participação da sociedade

24/09/2013 16:18:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Nova gestão do Conselho da Cidade amplia participação da sociedade

Baixe o Flash Player.

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (24) no Salão de Atos da Prefeitura de Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet deu posse aos novos membros do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba).

A partir desta gestão, o conselho está maior, com o número de membros passando de 16 para 32, ampliando a participação da sociedade no Concitiba. O mandato dos conselheiros é de três anos.

“Estamos construindo canais de diálogo. A ampliação e a valorização do Concitiba confirmam nossa disposição em conversar, ouvir", disse o prefeito Gustavo Fruet. "Isso é especialmente importante nesse momento em que vamos começar a revisar o Plano Diretor. Sou muito grato a todos os conselheiros do Concitiba que estão assumindo e especialmente àqueles que terminam agora os seus mandatos.” Fruet entregou certificados aos membros do Concitiba que deixaram o cargo.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, que também preside o Concitiba, disse que a ampliação do número de conselheiros é um grande avanço. “O Conselho Nacional das Cidades conta com 78 representantes, e em Curitiba temos o equivalente a 40% dessa participação. Isso mostra, na prática, que desejamos e valorizamos a colaboração dos diversos segmentos de nossa sociedade nas discussões e nas decisões dos destinos do município”, disse.

Além de dobrar o número de conselheiros, o Concitiba passa a contar, pela primeira vez, com representantes dos setores ligados à ciclomobilidade e ao design. “O design tem muito a contribuir para a melhoria da cidade. Temas como segurança, mobilidade urbana e até o sentimento de pertencimento à cidade podem ser trabalhados do ponto de vista do design”, destacou José Augusto Túlio Filho, presidente da Associação das Empresas e Profissionais do Paraná (ProDesign PR) que possui 200 associados entre empresários, profissionais, professores e estudantes de design.

O advogado Rodolfo Brandão de Proença Jaruga assumiu vaga no Concitiba como representante da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu). “O que desejamos é a participação verdadeira nas políticas públicas. Nós, cidadãos, temos o conhecimento prático da cidade e temos muito a contribuir. Além da ciclomobilidade, representamos toda a mobilidade não motorizada. Buscamos uma cidade mais calma, mais mais humana”, reforçou Jaruga.

O conselheiro Valdir Mestriner, que representa o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano-PR), tomou posse para cumprir sua segunda gestão no Concitiba. “É um importante colegiado, com todos os segmentos da sociedade representados, no qual exercitamos, de fato, a democracia. Nessa terceira gestão do Concitiba, 70% dos conselheiros são novos. Isso vai produzir uma nova dinâmica que será muito positiva para a cidade”, aposta Mestriner.

A cerimônia de posse contou com a presença da vice-prefeita, Mirian Gonçalves, de secretários municipais, dos vereadores Jorge Bernardi, Bruno Pessuti, Noemia Rocha e Jonny Stica e representantes de diversos segmentos sociais. Jonny Stica e Jorge Bernardi são membros titulares do colegiado, enquanto Noemia Rocha e Serginho do Posto são suplentes.

Veja Aqui quem são os membros do Concitiba

Funções

O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) é um órgão colegiado de política urbana, que tem sua estrutura vinculada ao Ippuc e reúne representantes do poder público e da sociedade civil. Entre suas atribuições estão formular, elaborar e acompanhar as diretrizes do desenvolvimento urbano e regional de Curitiba no que se refere a equipamentos para serviços básicos e de interesse comunitário, infraestrutura urbana, habitação, saneamento ambiental, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana com ênfase para o transporte coletivo, trânsito e acessibilidade.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484