Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Educação

Museu da Vida expõe trabalhos da educação infantil

17/12/2014 09:30:00

Nesta terça-feira (16) um grupo de 24 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Alberto Pereira de Oliveira, na Vila Guaíra, conheceu o Museu da Vida, espaço criado pela Pastoral da Criança, no bairro Mercês.

A visita teve um gosto especial para o grupo, já que os desenhos expostos na mostra permanente do espaço foram criados por elas, durante atividades no CMEI.

A produção das crianças para o museu foi fruto de uma parceria entre o Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação com o Museu da Vida. A proposta feita pela equipe da pastoral que coordena o museu foi para que o departamento escolhesse um grupo de crianças para expor trabalhos no espaço que homenageia a vida da pediatra fundadora da Pastoral da criança, Zilda Arns.

Dez trabalhos ficarão em exposição permanente em um cubo giratório que permite a interação das pessoas com a obra. “Olha meu desenho aqui”, disse Julia Alves, de 5 anos, radiante ao encontrar o desenho que havia feito.

A produção dos desenhos aconteceu após o trabalho feito pelas professoras da educação infantil do CMEI Carlos Alberto Pereira de Oliveira sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

O Museu da Vida foi inaugurado neste mês e receberá diariamente 300 visitantes, a maioria estudantes, que se dividirão em espaços como a Rua do Brincar, local onde as crianças poderão brincar em grupos livremente, com jogos riscados no chão. Também poderão fazer trilha no bosque, visitar a galeria da vida, a história da pastoral e o memorial Zilda Arns.

“Com esta exposição estamos valorizando o trabalho das crianças do berçário ao maternal. Além disso, a temática sobre a valorização da vida aproxima as crianças”, disse Eva Tozato, da gerência de currículo do Departamento de Educação Infantil.

Os espaços do museu, voltado à visitação de crianças de 0 a 6 anos tem acervo relacionado à promoção da saúde, da nutrição, da educação, da cultura e da cidadania. “Nosso intuito é divulgar a missão da Pastoral além de promover um espaço que a criança interaja com as exposições”, disse a museóloga da Pastoral da Criança, Ariane Azambuja.

Pedro Mayer, de 5 anos, estava entre os mais animados. “Muito legal ver o desenho dos meus colegas aqui e sei que todo mundo também poderá ver”, disse Pedro.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484