Chimpanzé Imperatriz

Morre animal mais antigo do Zoo de Curitiba

16/08/2011 16:34:00

A chimpanzé Imperatriz, o animal mais antigo do Zoológico de Curitiba, morreu na manhã desta terça-feira (16). Imperatriz tinha cerca de 47 anos e teve morte natural. O animal foi retirado de um circo e estava sob cuidados do Zoo de Curitiba há cerca de 30 anos. Por 15 anos, a chimpanzé morou no Passeio Público.

“A vida toda ela recebeu cuidados especiais, já que foi retirada de um circo onde sofreu maus tratos. Imperatriz era obrigada até a fumar. Todos do Zoo se afeiçoaram muito a ela. Era um animal emblemático”, afirma o diretor do Zoológico, Alfredo Trindade.

Em janeiro de 2009, Imperatriz passou a ter a companhia do chimpanzé Bob. Apesar do convívio harmonioso, eles nunca se reproduziram. A direção do Zôo informa que já está em busca de uma fêmea para fazer companhia a Bob.

Na natureza, um chimpanzé pode viver até os 70 anos. Em cativeiro esta expectativa é reduzida.