Um mutirão de avaliação clínica em cães, promovida pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, atendeu gratuitamente 110 animais neste sábado (22). Eles pertencem a famílias com baixa renda financeira e que residem nos arredores do Portal do Futuro Cajuru, localizado no bolsão Audi-União, no bairro Uberaba.
A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude e com a Cohab, tem como principal objetivo preparar os cães para que sejam castrados. “Eles receberam atendimento veterinário, vacinas e microchips de identificação e tiveram a cirurgia de castração agendada”, explica a chefe de divisão de Monitoramento e Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sueli Sasaoka.
Desde o ano passado, mais de mil cães já foram atendidos, vacinados e castrados em mutirões similares, realizados em vários bairros da cidade. Durante os mutirões, também é feito um trabalho educativo com as comunidades, explicando a importância da guarda responsável dos animais.
Há distribuição de folderes explicativos e as famílias recebem orientações sobre como cuidar da melhor forma de seus animais domésticos. Neste mês, os moradores do bolsão Audi-União tiveram acesso a uma palestra sobre importância da castração e guarda responsável de animais, realizada na comunidade.
O mutirão no bairro Uberaba atendeu aos cães de famílias previamente cadastradas na Cohab ou em programas sociais da Prefeitura de Curitiba, como o Armazém da Família, entre outros.