Implantação de novo parque muda região às margens do Rio Barigui

14/09/2015 09:45:00

As margens do Rio Barigui, na divisa entre a Fazendinha e a Cidade Industrial, estão passando por uma transformação. Antes um fundo de vale sem uso, agora  a área ao lado da Rua Paulo Roberto Biscaia tem pista de caminhada e equipamentos de esporte e lazer, que farão parte de um parque ainda sem nome definido. Com 70% das obras já concluídas e previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2016, o parque corresponde à terceira etapa do Rio Parque de Conservação, um grande programa voltado para a conservação  e preservação ambiental que criará um corredor de biodiversidade em Curitiba.

Com financiamento de R$ 4,6 milhões provenientes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Município, esta etapa visa a implantação de uma área de preservação ambiental e de lazer na Cidade Industrial, com bosque, espaço para prática de esportes e parquinho.

"Sou a terceira moradora desta rua. Acompanhei todo o empenho da gestão do prefeito Gustavo Fruet para atender os pedidos da comunidade. A Prefeitura nos atendeu e hoje vemos esta área linda, que mudou a cara da nossa região e tem sido uma nova oportunidade de lazer para quem mora aqui", disse Marilei Correia de Almeida, conhecida como Mari, presidente da Associação de Moradores do Alto Barigui I e II.

Com 43,5 mil metros quadrados de área, o parque terá pista compartilhada para pedestres e ciclistas, paisagismo com árvores nativas, cancha de futebol de areia, cancha de vôlei, canchas de minifutebol, quadra poliesportiva, academia ao ar livre e equipamentos de ginástica.

Seguindo a diretriz da Prefeitura de trabalhar por uma Curitiba Mais Humana, o parque será o primeiro da cidade a contar com brinquedo inclusivo voltado para crianças com dificuldades motoras em seu parquinho infantil.

O projeto também prevê nova iluminação, áreas de estar com pergolado, paraciclo, recapeamento da Rua Paulo Roberto Biscaia e a construção de uma passarela de pedestres sobre o Rio Barigui, fazendo a ligação com o Parque Cambuí.

Corredor de parques

O programa  Rio Parque de Conservação – Barigui prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do Rio Barigui a partir da integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí, Guairacá, Mané Garrincha, Reserva do Bugio e de parques em implantação, como o da Rua Paulo Roberto Biscaia (terceira etapa) e um novo parque localizado no bairro Campo de Santana, próximo ao conjunto habitacional Moradias Rio Bonito (quarta etapa). A integração de todas essas áreas vai criar um corredor de biodiversidade entre as diversas unidades de conservação.

Essa integração dos parques ajudará na recuperação e preservação das margens do Rio Barigui, a partir de medidas de preservação de nascentes, conservação de ambientes naturais existentes, ordenamento das áreas de ocupação irregular às margens do rio, recomposição e preservação da vegetação nativa e mata ciliar, formando um parque linear e melhorando a qualidade hídrica da bacia .

“Estamos investindo em sustentabilidade. O Rio Parque de Conservação é um programa de preservação da natureza, melhoria da água dos rios e oferta de lazer saudável para toda a comunidade”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Outra importante intervenção que está sendo realizada pela Prefeitura de Curitiba no Rio Barigui é a construção de 17 grandes muros de contenção entre a Rua Dionira Molleta Klemtz (Fazendinha) e o Rio Iguaçu (Caximba), com o objetivo de evitar a erosão nas margens do rio. A previsão de conclusão desta obra é junho de 2016.

Quarta etapa

A licitação para as obras de implantação da quarta etapa do Rio Parque, localizado próximo ao conjunto habitacional Moradias Rio Bonito, no bairro Campo de Santana, já foi realizada. Com uma área total de 238 mil metros quadrados e área de intervenção de 86,5 mil metros quadrados, o novo parque deverá ficar pronto no fim de 2016.

A obra, orçada em R$ 6,8 milhões, conta com recursos do município e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) terá quadra poliesportiva, canchas de futebol de areia,1 cancha de mini futebol, cancha de vôlei, academia ao ar livre, kits com equipamentos de ginástica, parquinhos infantis com equipamentos adaptados para crianças com dificuldades motoras, paraciclos, churrasqueiras, pista de skate, pista de compartilhada para pedestres e ciclistas, paisagismo com árvores nativas, deck e passarela em madeira para acesso ao Rio Barigui.