“A inovação só vale quando vem acompanhada de processo social, garantindo à população maior acesso à educação, à saúde, ao emprego e à dignidade”, defendeu nesta quarta-feira (28/2) o prefeito Rafael Greca, durante a abertura da Smart City Expo Curitiba 2018, o maior evento de cidades inteligentes do mundo. O evento ocorre até esta quinta-feira (1/3) no Expo Renault Barigui.
O prefeito salientou que, durante os dois dias da programação, os olhos do mundo estarão voltados para Curitiba, que através do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital, está apresentando várias soluções inovadoras que valorizam o ser humano. “Vamos manter entre as máquinas o poder humano”, afirmou Greca.
Durante seu discurso de abertura, o prefeito enumerou as inovações da Prefeitura, que unem tecnologia e soluções, que mudam o dia a dia das pessoas e que também ajudam a rever a dinâmica e o planejamento da cidade, tornando-a ainda mais inteligente. “Foi assim quando implantamos a primeira internet pública do mundo, em 1999, na minha primeira gestão. No meu atual governo, em menos de um ano, implantamos os Faróis do Saber e Inovação e suas FabLabs com impressoras 3D, o aplicativo Saúde Já e a parceria com o Google Education”, disse.
“Tudo isso dentro de um dos pilares do nosso governo, o programa Vale do Pinhão, um ecossistema que está revolucionando a cidade. Estamos inserindo a comunidade da cidade nas facilidades e serviços que a tecnologia permite”, completou Greca.
O prefeito comemorou ainda a consolidação do Vale do Pinhão como a grande rede de inovação da cidade, integrada por empreendedores, startups, poder público, universidades, empresas e terceiro setor. “A cidade que criou a primeira universidade, em 1912, agora também é pioneira com o Worktiba, o primeiro coworking público do país, que reúne mais de 80 startups, que estão se consolidando. Estamos resgatando a cultura de inovação da nossa Curitiba”, reiterou Greca, que também lembrou a importância de a cidade sediar o Smart City Expo.
“Nos 325 anos, que começamos a celebrar com o Smart City, temos o desafio de disseminar toda essa inovação para o mundo”, argumentou.
A abertura do Smart City Expo também contou com a presença de Ricardo Zapatero, diretor da Fira Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha, que elegeu no ano passado a capital paranaense como cidade inteligente e sede pelo Smart City Expo.
“Curitiba se une a cidades como Barcelona (Espanha), Kyoto (Japão), Puebla (México), Montreal (Canadá) e Buenos Aires (Argentina) que fazem parte do seleto grupo de smart cities que sediam este evento que apresenta soluções inovadoras para o mundo”, observou ele.
Roberto Marcelino, cofundador e diretor da iCities, empresa que organizou o evento internacional na capital, agradeceu o apoio da Prefeitura na realização do Smart City Expo na cidade. “Só Curitiba, mesmo, nos apoiaria. Afinal, a cidade tem uma profunda vontade de crescer e implementar iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, observou.
Embaixadores do Futuro
Um dos momentos especiais da abertura foi a participação do estudante Fernando Henrique Cardoso, 14 anos, da Escola Municipal Herley Mehel. Ele representou os 34 alunos da rede pública municipal, que participam do programa Embaixadores do Futuro, e fez um pedido aos participantes do evento. “Vamos construir um futuro juntos com criatividade e inovação. Vamos compartilhar”, pediu ele, sob aplausos do público.
Também presente na cerimônia, o prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, destacou que a tecnologia e soluções apresentadas na Smart City precisam ser aliadas das cidades. “Temos que ter serviços mais ágeis e dinâmicos e este evento é a oportunidade de vermos as últimas tendências”, disse ele, que vê como natural a escolha de Curitiba como sede da primeira edição brasileira do Smart City Expo.
“Greca está fazendo a cidade voltar a ser referência em inovação, sem esquecer que ele é o vice-presidente da FNP para a área de smart cities”, completou.
Visita
Depois abertura, Greca visitou a área de exposição acompanhado da primeira dama Margarita Sansone. No Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura para divulgar o ecossistema de inovação de Curitiba, o prefeito conheceu tecnologias como a realidades virtual e ampliada, com interação de visão, audição e tato. No espaço futurista, criado pela startup curitibana Beenoculus, especializada em realidade virtual na educação, ele foi convidado a usar óculos especiais, controles intuitivos e um computador em forma de mochila para vivenciar como seria acordar na capital daqui a 60 anos, em uma casa totalmente conectada, inclusive, com a Prefeitura.
Greca também fez questão de ver as iniciativas inovadoras da Prefeitura que estão sendo expostas. A Secretaria da Educação, por exemplo, está expondo uma impressora 3D usada no Farol do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com o equipamento. “A Curitiba inteligente, que estamos resgatando, inspira a inovação em nossas crianças desde a mais tenra idade”, disse o prefeito.
Smart City
Promovido pela primeira vez no Brasil, o Smart City Expo Curitiba 2018 reúne cerca de cinco mil pessoas, entre representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e de diversos outros países.
A visita à feira do Smart City é gratuita, mas é preciso credenciamento para conhecer os expositores. Já o acesso à área do congresso ocorre mediante inscrição e compra de passaporte.
Serviço
Smart City Expo Curitiba 2018
Data: 28 de fevereiro e 1º de março
Horário: das 8h30 às 19h30 (quarta) e das 8h30 às 18h30 (quinta)
Local: Expo Renault Barigui, Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio (Parque Barigui).
Mais informações, inscrições e compra de passaporte para o congresso no www.smartcityexpocuritiba.com.